Qual a Diferença entre TV Analógica e Digital?

A televisão revolucionou a forma de comunicação. Mesmo na sua origem com imagens ainda em preto e branco, entusiasmou milhões de pessoas que passaram a ver dentro de sua casa o que acontecia no mundo.

A tecnologia aprimorou de maneira significativa a imagem e em 1970 durante a Copa do Mundo do México, os brasileiros viram as primeiras imagens coloridas. De lá para cá, foram diversas mudanças no tamanho, peso, modelo e qualidade das imagens.E o que já era bom, ficou melhor com a TV Digital. Mas, já se perguntou: Qual a diferença entre TV Analógica e Digital?

Diferença entre TV Analógica e Digital

Vamos entender melhor quais são as características de cada uma. Até poucos anos atrás, a indústria investiu nos modelos de televisores. Os pesados e antigos tubos foram substituídos por telas mais finas, chamadas LCD (uma tela de cristal líquido com iluminação por trás com uma lâmpada fluorescente) e posteriormente as TV´s de LED (a mesma tela é iluminada com uma lâmpada de LED que brilha mais e consome menos energia).

Mas, muitas vezes o cidadão adquiria uma enorme televisão, bem fininha, mas com pouca qualidade na imagem. Culpa do sistema analógico de transmissão.

Para entender a diferença entre sinal analógica e digital, temos que entender como as imagens são geradas pelas emissoras e recebidas em nossa residência. Atualmente, o sinal que sai da torre de transmissão percorre o espaço até chegar na sua casa através de ondas eletromagnéticas contínuas. Essas ondas sofrem interferência das condições climáticas e de qualquer barreira que tenha pela frente.

O sinal digital utiliza um sistema muito parecido com o que é usado nos computadores. São códigos convertidos em som, imagem e vídeos. Assim, a qualidade que recebemos é muito melhor do que o analógico, sem interferências, chuviscos ou alteração na qualidade do som.

É importante você saber a diferença entre TV analógica e digital porque o sinal analógico já está com sua data de morte anunciada. Algumas cidades já estão recebendo apenas o sinal digital e a expectativa do Ministério das Comunicações e que todas as cidades brasileiras deixem de receber o sinal analógico até final de 2018.

Se aquela velha antena com palha de aço na ponta era o suficiente para ver sua novela ou seu jornal, lembre-se que agora será diferente. Se você comprou sua televisão nos últimos três anos é possível que ela já tenha o conversor digital instalado e aí nada mudará quando sua cidade aderir ao novo sinal.

Mas, se sua televisão é mais antiga, você terá que comprar um conversor que será instalado no cabo UHF. Para quem não tem condições financeiras, o Governo Federal lançou um programa em que pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único) e beneficiários de alguns programas receberão sem custos o conversor.

Esta é uma mudança sem volta. Mas, para melhor. Sua partida de futebol ou sua novela favorita terão uma perfeita definição de imagem e o som com qualidade superior. É mais uma inovação que nossa geração será testemunha.

Para receber o kit gratuito de tv digital entre em contato através do Bolsa Família do seu município, agendando a retirada do conversor tv digital através desse site –vocenatvdigital.com.br ou fazendo uma ligação gratuita para 147.

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Qual a Diferença entre TV Analógica e Digital?
5 (99.63%) 328 votes

Recomendados Para Você:

2 thoughts on “Qual a Diferença entre TV Analógica e Digital?

Adicionar Comentário