Como Funciona o Sinal Digital?

Como Funciona o Sinal Digital? O sinal digital chegou ao Brasil há cerca de dez anos. Apesar disso, o chamado sinal analógico ainda está presente na maioria das TVs brasileiras.

Qualidade de imagem e som são as principais características do sinal digital, afinal, as cenas mostradas na televisão passam a ser vistas com 100% de nitidez, sem qualquer tipo de chiado ou ruído.

A boa notícia é que, até 2018, todo o país poderá assistir às imagens da TV em alta definição (inclusive os canais abertos), pois o antigo sinal analógico será desativado.

Para saber como funciona o sinal digital e qual a melhor forma para instalá-lo nos seus aparelhos, leia este artigo até o fim!

Afinal, o que é e como funciona o sinal digital?

De modo geral, o sinal digital é a evolução do sinal analógico. Ele é disponibilizado de forma gratuita para os aparelhos e proporciona imagens totalmente limpas, sem “fantasmas” e sem chiados.

Nas telas, as imagens de uma TV são formadas por diversas linhas. Sua resolução é definida pela quantidade de linhas horizontais que o aparelho de televisão é (ou não) capaz de produzir.Em uma TV de alta definição, chamada de Full HD ou HDTV, essas linhas são mais que o dobro dos padrões dos televisores analógicos.

Como-funciona-o-sinal-digital
Foto: Reprodução

 

Qual a diferença entre sinal digital e analógico?

Tecnicamente, o sinal analógico é caracterizado pela variação contínua de suas “ondas” em função de um determinado espaço de tempo. A representação de um sinal analógico é uma curva.

Por outro lado, o sinal digital possui variações descontínuas, seja em tempo e amplitude variados. Diferentemente do sinal analógico, a representação do digital pode ser vista como um histograma (ou distribuição de frequências).

Como instalar o sinal digital na TV?

O primeiro passo é observar qual o tipo da sua televisão. Independentemente do ano de fabricação, as TVs de tubo não possuem sinal digital. Se este for o modelo que você tem em casa, existem duas opções: comprar um conversor e uma antena que seja adequada ou trocar de aparelho.

Se você for comprar a antena, certifique-se de que ela seja UHF ou mista (VHF+ UHF). No caso do conversor digital, é importante que ele seja conectado ao aparelho por um cabo HDMI. Se, por fim, você optar por comprar uma nova televisão, verifique se o aparelho traz o conversor digital embutido.

Atenção! As TVs de LED, LCD ou Plasma que possuem o selo DTV já possuem o sinal digital. Normalmente, aparelhos fabricados a partir de 2010 têm mais chances de serem digitais.

Saiba aqui quais televisores irão funcionar adequadamente!

Porque migrar para o sinal digital?

Além da obrigatoriedade para os próximos anos, não há como negar que o sinal digital é muito mais inteligente do que o analógico.

Além da qualidade de imagem e som, o sinal digital é gratuito e fácil de ser instalado. Vale lembrar que as TVs digitais também podem ser interativas e trazer muito mais opções de mobilidade e acessibilidade.

Agora que você já sabe como o sinal digital funciona, não há mais motivos para insistir no analógico, correto?

Tire suas dúvidas sobre a migração do sinal digital aqui.

Quer saber a diferença entre Tv Digital Aberta e Tv Digital em Assinatura? Clique aqui e acesse o artigo.

Leia Mais:

Tv Digital Aberta e Tv Digital em Assinatura – Qual a Diferença?

Qual a Diferença entre Conversor e Receptor de Tv Digital?

Qual a Diferença Entre Tv Analógica e Digital?

Como Saber se Sua Tv é Digital?

Lista de Antenas Para Captar o Sinal Digital!

Não Quer Mais sua TV de Tubo? Veja o que Fazer com Ela!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Como Funciona o Sinal Digital?
5 (99.66%) 58 votes

Recomendados Para Você:

14 thoughts on “Como Funciona o Sinal Digital?

  1. Eu não tenho o Cadastro Único e falam que eu não posso fazer por que eu sou concursada mas se pra fazer o cad único pode ter até três salários mininos pq não me dei chão fazer se eu não chego a nem um e meio tem como eu adique rir o Kit sem o cadastro

Adicionar Comentário