Como Criar um Marketing Digital Para Seu Blog?

Você já deve ter ouvido falar muito sobre Marketing Digital. Caso não tenha ouvido, leia este post, caso já conheça bem este termo e possui um blog, veja o que pode fazer para gerar uma renda nele e multiplicar seus projetos!

O Que é Marketing Digital?

Nada mais é do que o marketing velho de guerra, porém com diversas fontes e estratégias da internet para propagar e/ou divulgar seu projeto na grande rede.

Qualquer blog e site atualmente necessitam usar as estratégias de marketing digital, pois nenhum projeto sobrevive no anonimato, por isso é necessário trabalhar tanto no conteúdo quanto na divulgação dele, pois não adianta ter um bom conteúdo sem visitas, da mesma forma que não adianta ter muitas visitas e não ter um bom conteúdo.

Marketing Digital
Foto: Reprodução

Como Fazer um Marketing Digital Efetivo?

Você pode trabalhar de diversas maneiras, sendo algumas delas:

Utilize E-Mail Marketing Corretamente com um Auto Responder Efetivo. Auto Responder é a ferramenta que você vai utilizar para enviar e-mails para sua lista. Leia este post que você entender perfeitamente.

Qual o motivo da necessidade de um bom autoresponder? Simples.. Não dá para enviar e-mails utilizando seu serviço de e-mail (outlook, gmail, hotmail, yahoo, etc) de modo profissional, nem muito menos automatizá-los e criar métricas e inteligências artificiais dentro deles.

Um auto responder é a maneira mais profissional que existe para você automatizar o envio dos e-mails, monitorando as métricas de abertura, cliques e tudo relacionado a sua lista, conferindo a taxa de abertura e de rejeição, assim podendo fazer testes para melhorar cada vez mais as taxas de abertura, por exemplo.

Marketing-Digital-Para-Seu-Blog-Autoresponder
Foto: Reprodução

Segue uma lista com os melhores auto responders do mercado:

Converse no “Tete a Tete”

Use sempre seu nome ao invés de utilizar o nome de sua marca e/ou empresa. Fale direto ao seu prospecto, como se fosse uma conversa olho no olho.

Isso traz um ar mais informal e o fato do seu cliente saber que há outra pessoa do outro lado fará ele ser mais receptivo ao receber suas mensagens.

Marketing-Digital-Para-Seu-Blog-conversa
Foto: Reprodução

Convenhamos, não há nada mais chato do que receber e-mails de empresas, sejam quais forem, pois sempre associamos estes e-mails a propagandas. 🙂

Teste e Escreva Títulos Interessantes

Crie títulos que façam seu cliente passar por diversas emoções, tais como curiosidade, entusiasmo, solução, felicidade, etc. Ative seus “gatilhos mentais”.

Jamais escreva um título clichê, sempre elabore um bom título, algo que desperte o interesse de seu cliente, algo que ele realmente precise saber, faça ele pensar: ‘Eu preciso saber o que tem nesse e-mail!

O exemplo acima foi o da curiosidade, uma das várias coisas que você pode explorar em um bom título.

O título pode representar 80% de seu conteúdo, então elabore boas chamadas! Se o seu cliente ver um título ruim, na mesma hora achará que o artigo será ainda pior, então capriche tanto no título quanto no artigo, sempre!

Um bom título basicamente é composto pelo seguinte:

  • Curto e direto;
  • Desperta alguma(s) emoção(ões) no leitor;
  • Aborda algo que o leitor tem interesse;
  • É específico;
  • Chama o leitor para clicar no artigo, ou seja, é algo com ‘urgência’;
  • Não é clichê (algo que a maioria usa).

Crie sua Lista, Nunca Compre. Não vou nem me alongar muito nesse assunto, pois o título por si só já diz tudo, aliás, esse é um bom título, me referindo ao texto acima.

Veja alguns pontos sobre isso:

  • É crime;
  • É desonesto;
  • Não funciona, pois não são seus clientes;
  • Suja sua reputação;
  • Põe você na lista negra (seus e-mails caindo na caixa de spam);
  • Você gastará seu dinheiro atoa;
  • Precisa de mais?

Tome Cuidado com a Quantidade e Frequência de Envio de Emails

Você gosta de receber muitos e-mails (seja lá de quem for)?

Faça o envio de seus e-mails de maneira correta e fracionada. Não lote a caixa de entrada dele e depois fique 15 dias sem enviar absolutamente nada! Seja estratégico e faça testes.

  • Envie somente e-mails realmente úteis;
  • Nunca envie por dois dias seguidos;
  • Não envie e-mails em finais de semana.

Envie sempre de segunda a sexta, pois em finais de semana, a grande maioria das pessoas sai para se divertir, deixando para lerem seus e-mails em dias de semana.

Seja Objetivo!

Não importa o tipo de conteúdo que seu e-mail vai ter, se será uma apresentação em PowerPoint em anexo, se será para um vídeo, uma imagem ou um texto. Sempre seja o mais breve possível!

Marketing-Digital-Para-Seu-Blog-Seja-Objetivo
Foto: Reprodução

Ser breve não significa escrever algo muito pequeno, significa escrever algo resumido e de extremo valor, sem rodeios, sem enrolação, tudo direto ao ponto.

Dê Algo em Troca (Importante!)

Não fique a todo tempo enviando e-mails a seus clientes oferecendo seus produtos para eles comprarem! A quantidade de propagandas que todos recebemos diariamente é imensa. Não seja mais um.

Não é errado enviar alguma oferta, pelo contrário, é através da propaganda que ganhamos nosso dinheiro, mas.. Faça diferente!

marketing-digital-presente

Sempre que puder, ofereça ao seu cliente algum ‘brinde’, seja uma informação útil, um conteúdo, um agradecimento, enfim, seja amigo de seu cliente, dê algo para ele, então ele será tão agradecido que não conseguirá recusar seus e-mails pela gratidão que tem a você pelo conteúdo que está oferecendo gratuitamente a ele!

Sempre Tenha uma ‘Chamada Para a Ação’ – Call to Action

A chamada para ação ou “Call to Action” é o convite que você faz ao seu leitor para ir para o seu artigo ou oferta. Uma boa dica é você usar a chamada para ação durante o e-mail e não apenas no final, use no início, meio e fim!

Dicas de chamada para a ação:

  • Clique aqui;
  • Veja agora;
  • Você não pode ficar sem saber disso;
  • Veja isso;
  • Inacreditável;
  • Entre outros.

Em suma, hoje é possível trabalhar diversas estratégias dentro de seu blog para que o seu leitor o considere relevante e compartilhe os conteúdos e dicas, fazendo com que ganhe relevância nos buscadores e atinja muito mais pessoas!

Quer um tema wordpress bacana para seu site ou blog? Confira nesse artigo o tema usado em nosso site!

Aprenda também a explorar o tráfego orgânico dos grandes buscadores! Leia o artigo completo aqui e veja como fazer.

Quer conhecer um curso completo sobre marketing digital focado em produtos digitais? Clique AQUI e leia o post completo.

Leia mais:

Crescimento do Marketing Digital no Brasil!

Marketing Automatizado – Leadlovers

Quais os Fatores Para Ter um Site de Sucesso?

7 Aplicativos e Sites para Ganhar Dinheiro na Crise!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest e linkedin) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Como Criar um Marketing Digital Para Seu Blog?
Avalie!

Recomendados Para Você:

Adicionar Comentário