Spam de Calendário: O que é e Como se Proteger?

Spam é algo com o qual nos acostumamos nas caixas de entrada de e-mail e também via SMS, mas certamente não é a única maneira de ser incomodado e irritado pois hoje já existe o spam de calendário.

O fenômeno não é inteiramente novo, mas tem estado sob os holofotes recentemente.  Afinal os hackers sempre tentam encontrar novas estratégias para os usuários de spam compartilharem suas informações pessoais, mesmo sem saber.

Por isso, continue lendo esse post até o final para apreender como se proteger desse spam de calendário. Confira!!!

O que é o Spam de Calendário?

A atualização da tecnologia facilitou muito a vida do usuário em comparação aos dias anteriores. Agora os usuários podem executar uma variedade de tarefas com apenas um toque em seus smartphones.

Juntamente com a mudança de tecnologia, os truques usados ​​pelos hackers para atacar maliciosamente os usuários também mudam.

Disfarçado no seu calendário entre um almoço das 12:30 e uma ligação telefônica das 14:00, está um compromisso que você não esperava. Você não o criou e certamente não aceitou um convite para ele, mas o compromisso estar lá registrado na sua agenda.

Parabéns, você foi atingido por spam de calendário.

==>> Messenger: Como Remover Vírus no Facebook?

Por padrão, os serviços de calendário do Google, Microsoft e Apple são suscetíveis de ter compromissos sem permissão do usuário.

O spam do calendário tira proveito de uma configuração padrão que as agendas online costumam implementar. Ao desabilitar isso, você pode se proteger contra invasões indesejadas, mas como fazer isso?

São procedimentos simples, mas que farão toda diferença para deixar sua agenda online mais segura.

Como não Adicionar Convites no Calendário do Google

Os remetentes de spam podem simplesmente enviar por e-mail convites para “eventos”. E o Google os adicionará como “úteis” automaticamente à sua agenda, sem a necessidade de qualquer confirmação ou aceitação.

Há muitos motivos legítimos para querer que os eventos sejam adicionados automaticamente ao seu Google Agenda. Como exemplo, se você tem um calendário compartilhado com um amigo, parceiro ou colega.

O compartilhamento pode ser útil, pois assim as agendas serão atualizadas juntas. Mas os spammers podem abusar da adição automática para enviar anúncios, mensagens abusivas e muito mais.

Mas fique tranquilo que os spams de calendário na sua agenda podem ser evitados com três passos simples. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Visite o site do Google Agenda, faça login e selecione ‘Configurações’.
  2. Vá para a seção ‘Configurações do evento’ e clique no menu ‘Adicionar convites automaticamente’.
  3. No menu, selecione ‘Não, apenas mostre os convites aos quais respondi’.

Isso impedirá o aparecimento de entradas da agenda de spam, mas também terá o efeito colateral de bloquear a adição automática de eventos legítimos.

Infelizmente, não há como diferenciar os dois com uma lista negra ou lista branca, mas se você está sendo inundado por spam, pelo menos você tem uma maneira de evitá-lo.

Tem como Bloquear no Calendário da Apple?

Os spammers conseguiram explorar um recurso semelhante da Apple. E para remover o spam do calendário dos Iphones, basta uma simples alteração nas configurações do iCloud para corrigir a brecha.

A Apple adicionou um recurso de relatório de eventos de spam de calendário. Isso ocorreu após uma grande quantidade de spam ser circulado pelo iCloud.

Para usar esse recurso, abra o Calendário no iCloud.com, clique no evento com spam e clique em Denunciar Lixo Eletrônico. Em seguida, clique em OK para remover o evento de todos os seus dispositivos sincronizados com o iCloud.

Os spammers estão em constante evolução à medida que tentam explorar recursos e aplicativos que as pessoas usam diariamente. Por isso todo cuidado é pouco para evitar o spam de calendário.

Leia Mais:

Como Proteger com o WhatsApp, Facebook e Gmail?

Serviço de Voz do WhatsApp é Cada Vez Mais Usado no Brasil!

Atualização no Whatsapp Web Sincroniza Documentos e Links!

WhatsApp Web Ganha Mais Uma Atualização!

Novo Recurso Aumenta Segurança no Acesso do WhatsApp!

5 Dicas para Manter Seus Hábitos Seguros!

Gostou? Compartilhe com seus amigos e familiares clicando no botões acima (facebook, twitter, pinterest e linkedin)! 

 

Adicionar Comentário