O que é Realidade Virtual e Realidade Aumentada? Qual a Diferença?

Apesar de ambas as tecnologias serem muito populares atualmente, Realidade Virtual e Realidade Aumentada são coisas completamente distantes. Elas podem complementar uma a outra, mas não representam a mesma coisa.

Com os rápidos avanços tecnológicos, essas duas inovações se tornaram populares. Hoje, é possível vê-las em nosso dia a dia, como ao visitar museus virtualmente e até mesmo facilitando as operação no setor de construção civil.

Nesse artigo, além de aprender a diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada, você também descobrirá como elas funcionam.

Confira!

Diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada:

A grande diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada é que, enquanto uma tecnologia lhe coloca em um ambiente digital, a outra traz elementos virtuais para a sua realidade.

Na Realidade Virtual, você é inserido em uma simulação digital. Você estará em um ambiente tridimensional, onde é possível ter diferentes experiências sensoriais, como movimentos, ações e até mesmo aromas. Podemos citar como exemplo tour virtuais em locais como museus, vulcões e até mesmo no fundo do mar.

Já na Realidade Aumentada, você não entrará em uma simulação, em um ambiente criado digitalmente. Mas, os elementos virtuais em 3D serão inseridos dentro do ambiente real aonde você se encontra. Podemos citar como exemplos plantas 3D de empreendimentos, jogos como Pokémon go e aplicativos de decoração.

Como funcionam a Realidade Virtual e Realidade Aumentada:

A tecnologia por traz da Realidade Virtual e Realidade Aumentada é surpreendente. Isso porque, ao mesmo tempo que ela é revolucionaria, ela tem se tornado cada vez mais acessível.

A Realidade virtual se baseia em equipamentos que reproduzam a simulação 3D. Geralmente são três, computador, um smartphone com case para a cabeça ou óculos VR  e um dispositivo de controle.

Esses três periféricos atuam de maneira conjunta. Enquanto o computador gera a simulação, o smartphone/óculos simula ela para os olhos e o dispositivo de controle te permite fazer movimentos.

>>>> Biometria Iris e Retina: O que é? Como Funciona?

Já a RA tem outro modo de funcionamento. Para começar é necessário um dispositivo que irá interpretar e criar o elemento virtual. Através da câmera desse item, será transmitida a imagem que será combinada a animação.

Um programa será responsável por captar essa imagem, combiná-la com a animação em 3D que já estará no aplicativo e renderizar tudo para o usuário.

Aplicações dessas tecnologias

Essas tecnologias têm revolucionado cada vez mais o nosso dia a dia. No caso da RV, ela está muito presente em jogos de videogame. Por meio de simulações extremamente realistas, ela traz uma experiência totalmente diferenciada para o jogador.

A RA, por sua vez, tem sido amplamente utilizada em setores como construção civil, imobiliário e decoração. Isso porque ela permite que as pessoas vislumbrem objetos, paredes e até imóveis, em espaços reais, facilitando o dimensionamento de tudo.

A Realidade Virtual e Realidade Aumentada estão evoluindo cada vez mais. Com a evolução de outras tecnologias, como inteligência artificial e até mesmo internet das coisas, elas prometem revolucionar cada vez mais nosso dia a dia.

Gostou desse artigo? Aproveite e siga a gente nas redes sociais.

Leia Mais:

Truques para Usar o Google Maps!

Como Arquivar Fotos no Google Fotos?

Aplicativos Pagos Estão de Graça no Google Play!

13 Serviços do Google que Muitos Não Conhecem

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

O que é Realidade Virtual e Realidade Aumentada? Qual a Diferença?
Avalie!

Adicionar Comentário