O que é eSocial e Como Funciona?

O eSocial surgiu com o intuito de facilitar a vida de muitas pessoas, já que com um clique, é possível ter acesso aos dados trabalhistas de qualquer colaborador de uma determinada empresa. Mas, afinal, o que é eSocial e como funciona?

Se você também tem dúvidas em relação a esse assunto, então continue lendo esse post e confira todos os detalhes sobre o que é eSocial e como esse sistema funciona.

O que é eSocial?

O eSocial, para quem não conhece, é um projeto do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED) que pretende substituir os momentos burocráticos de uma empresa.

Como o eSocial funciona?

Embora este sistema pareça ser complexo, o seu funcionamento é bem mais simples do que se pode imaginar. No banco de dados do eSocial, estarão presentes os documentos, nomes, tabelas de horários, cargos e salários, dos funcionários e também das empresas ativas.

Além disso, com esse projeto implantado, algumas obrigações trabalhistas serão substituídas como: RAIS, DIRF, CAGED e a SEFIP.

Mas, será que dará certo? Como vai funcionar? Vejamos quais podem ser os possíveis problemas com essa nova tecnologia.

Cadastros

O sistema que receberá os arquivos do eSocial deverão fazer uma análise das informações básicas referentes aos colaboradores das empresas.

E caso haja alguma inconsistência ou erro nesses dados, poderá ocorrer o barramento da entrega do arquivo inicial, bem como dos arquivos tempestivos, inviabilizando o envio do restante das informações.

Para evitar que isso aconteça e acabe atrasando o envio das informações para o sistema do eSocial, o mais indicado é sempre verificar por meio de algum programa especifico, se os dados estão completos e são compatíveis com o que está sendo exigido pelo eSocial.

Horários, cargos e salários

Muitas empresas não possuem uma tabela de horários para os seus funcionários. E isso se torna um problema, quando o eSocial identificar que alguns funcionários podem estar trabalhando contra a legislação trabalhista, ou seja, estão fazendo horários que não deveriam.

Até sobre salários. Às vezes, o funcionário pode estar cadastrado com um valor que ele não recebe mensalmente.

Esse tipo de problema pode ser considerado grave e para muitas empresas, afinal, o eSocial pode gerar várias ações trabalhistas, uma vez que os funcionários não estão trabalhando de acordo com a legislação.

Uma possível solução para isso, é que as empresas comecem a criar as suas tabelas de horários, cargos e salários para os seus colaboradores. Assim, eles não precisam se preocupar com ações e nem com erros, apontados pelo eSocial.

Atrasos

Como esse banco de dados será administrado pelas empresas e pelos seus clientes, um possível atraso que pode ocorrer, são esses dados para o contador da empresa, por exemplo. Quem poderá controlar os dados como férias, demissões, admissões, faltas, justificativas, etc., é a própria empresa ou o colaborador.

E esses dados não chegam até o contador, a não ser que a própria empresa encaminhe-os direto para ele.

A empresa possui prazos para regularizar e pôr em dia as obrigações como manda a legislação. E é por isso, que esses atrasos podem ser ainda maiores com o uso do eSocial.

Mas, adequando-se a esse sistema e tomando os devidos cuidados, certamente as mudanças que ele pode proporcionar sem dúvida alguma irão otimizar as operações, especialmente no departamento de recursos humanos das empresas.

Agora você já sabe o que é eSocial e como funciona, certo?! 🙂

Leia Mais:

Como Fazer a Consulta do RG Online?

Carteira de Motorista Digital já Começa a Valer no Distrito Federal!

CNH Digital: Sua Carteira Nacional de Habilitação!

Top 3 Aplicativos para Assistir TV no Android!

Conheça 5 Aplicativos para Aumentar Sua Produtividade!

Como Baixar Vídeos do Facebook?

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

O que é eSocial e Como Funciona?
Avalie!

Adicionar Comentário