O que é Deepfake? Como Funciona?

Você já ouviu falar de deepfake? Essa tecnologia tem dado o que falar no mundo da Internet.

Em uma época onde informações falsas têm sido cada vez mais compartilhadas, esse tipo de ferramenta parece ter o poder de piorar as coisas. E nesse post vamos explicar mais sobre o seu funcionamento. Confira!!!

O que é Deepfake?

Deepfake é uma inteligência artificial que consegue criar vídeos falsos e super-realistas de pessoas, incluindo políticos e celebridades. E essa ferramenta tem gerado muita dor de cabeça.

Isso porque, ela foi usada para criar vídeos pornográficos de celebridades e também discursos de figuras políticas. E com isso o debate sobre a criação e compartilhamento de conteúdos falsos se tornou ainda mais forte.

Como Funciona a Deepfake?

A IA deepfake está presente em vários softwares de edição de vídeos. Ela se baseia em uma biblioteca de código aberto. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode modificar os programas.

Além disso, esse tipo de tecnologia consegue “aprender” e assim se aperfeiçoar.  Para isso, usa os dados enviados pelos usuários.

Um dos programas utilizados para a criação de vídeos fakes é o TensorFlow aliado ao Keras. A pessoa que está programando fornece ventas e algumas vezes milhares de fotos do indivíduo que deseja manipular no vídeo.

Todas essas imagens são processadas por uma rede neural. Por meio desse processamento a IA passa a aprender mais sobre o rosto.

Alem disso, a Inteligência Artificial também aprende como o rosto se movimenta e reage a luz e sombras.

Depois a pessoa grava um vídeo dizendo o que deseja que o seu alvo fale. Um dos casos mais emblemáticos usando essa Ia foi um discurso que nunca existiu do ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em seguida a IA une as duas imagens. Ela usa as feições da que você deseja manipular, mas assim suas falas e expressões.

Dessa maneira, parece que a pessoa das fotos e vídeos enviados é quem está falando. O resultado é tão realista que muitos vídeos falsos ganharam repercussão na web porque muita gente achou que eram verdadeiros.

Evolução de IAs: tecnologias que ajudam mas também atrapalham

A evolução das inteligências artificiais tem aumentado o debate entorno do prós e contras dessas tecnologias. Se por um lado elas tem facilitado o dia a dia de muita gente, por outro elas acabam atrapalhando ela acate facilitando alguns tipos de crimes.

É o caso da criação e divulgação de notícias e vídeos fakes.

A grande questão é que tecnologias como o deepfake e outras, abrem margem para que fraudes e golpes sejam aplicados. E ou grande medo é que com o avanço das tecnologias, esse cenário se torne pior.

Por conta disso, é importante que os usuários fiquem por dentro das notícias em relação ao tema, até mesmo para se protegerem.

Agora que você sabe o que é e como funciona a deepfake, muito cuidado ao compartilhar vídeos na Internet. Sempre verifique a fonte e cruze as informações do conteúdo com outros sites que falem sobre ele!

Leia Mais:

Biometria Iris e Retina: O que é? Como Funciona?

Biometria Facial: O que é? Como Funciona?

Truques para Usar o Google Maps!

Como Arquivar Fotos no Google Fotos?

Aplicativos Pagos Estão de Graça no Google Play!

13 Serviços do Google que Muitos Não Conhecem

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest) 

Adicionar Comentário