Denúncia Bolsa Família: Veja como Proceder com o Uso Indevido

A denúncia bolsa família é uma ação que qualquer pessoa que suspeite do uso indevido desse benefício pode fazer. Inclusive, ressaltamos que a má utilização desse auxílio pode provocar sérias questões legais, além do bloqueio imediato dos recebimentos mensais do Bolsa Família.

Esse programa social visa ajudar todas as pessoas que estão na linha da pobreza e da extrema pobreza. Atualmente são milhares de pessoas em todo Brasil que dependem dessa ajuda de custo para conseguir sobreviver de forma digna.

Apesar de ser uma excelente iniciativa, esse programa é visto com maus olhos por parte da população, principalmente quando são observadas fraudes com relação a esse benefício. Abaixo, nós informaremos como você pode denunciar qualquer caso de suspeita.

Pronto para saber mais a respeito? Então continue lendo esse post e descubra como funciona essa fiscalização e também como fazer a denúncia bolsa família.

Denúncia bolsa família: Como Fazer?

  • Pelo telefone

Todo cidadão pode realizar uma denúncia de fraude no Bolsa Família. Uma das principais maneiras é pelo telefone, ligando para o número 0800 707 2003. Basta conversar com o atendente e informar a ele todas as suas suspeitas.

Somente após o detalhamento preciso das informações é que o órgão do governo responsável pelo benefício, pode fazer uma investigação sobre o problema. A denúncia pode ser feita de forma anônima e todos os dados informados da pessoa que está ligando são mantidos em sigilo, vide a lei de Acesso à Informação.

  • Pela internet

Outra maneira é pela internet: basta se dirigir e preencher o formulário de denúncias da Caixa Econômica Federal para fazer a sua reclamação.

Uma descrição detalhada deve ser fornecida além do NIS do indivíduo suspeito. Na falta deste dado, é preciso informar outros dados, como o nome completo, por exemplo.

Vale lembrar que, a ouvidoria da Caixa e do Ministério do Desenvolvimento Social também escuta outras denúncias de seus funcionários e de seus colaboradores.

  • Presencialmente

A última maneira de fazer a denúncia é de forma presencial. Basta se dirigir para uma agência da Caixa ou até mesmo para o órgão responsável pelo Benefício do Bolsa Família na sua cidade.

A denúncia será aceita e posteriormente as investigações acontecerão para averiguar as informações prestadas.

Como funciona a fiscalização do Bolsa Família?

Diferente do que muitas pessoas imaginam, o Bolsa Família apresenta uma fiscalização regular para os beneficiados. Assistentes sociais podem fazer visitas regulares para averiguar as situações de cada familiar e também há a fiscalização periódica de todos os cadastrados.

Na suspeita de qualquer irregularidade, ocorre a suspensão do benefício e somente após a comprovação das condições é que a família volta a receber o direito do recebimento fiscal.

Os critérios são rigorosos e, atualmente, o número de fraude está cada vez menor. Graças a informatização de todo sistema e graças ao cruzamento de dados do Cadastro único para Programas Sociais com outras bases de dados do Governo Federal.

Portanto, esse foi o nosso post de hoje sobre como fazer a denúncia Bolsa Família. Gostou do conteúdo? Não deixe de comentar!

Leia Mais:

Aplicativo Bolsa Família

Calendário Bolsa Família 2018

Está com o Bolsa Família Bloqueado? Veja Aqui como Desbloquear!

Como Funciona o Cadúnico – Cadastro Único para Programas Sociais

Tv Digital Aberta e Tv Digital em Assinatura – Qual a Diferença?

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Denúncia Bolsa Família: Veja como Proceder com o Uso Indevido
5 (100%) 1 vote

Adicionar Comentário