Crowdfunding e Vaquinha Online: O que são e Como Funcionam?

Milhares de idéias inovadoras de negócios surgem a cada dia, ao mesmo tempo, muitas delas morrem antes mesmo de nascer, não é mesmo? A maioria dessas idéias sofrem sempre do mesmo mal: falta de verba. E é nessa hora que surge uma alternativa criativa e muito viável para geração de renda: o Crowdfunding.

O Crowdfunding (ou financiamento coletivo, financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma categoria de investimento onde diversas pessoas investem pequenas ou grandes quantias de dinheiro, seja em um negócio ou em uma causa nobre.

Ela é geralmente viabilizada através da internet, com o intuito de seguir com a idéia ou o objetivo proposto. Inclusive no mundo das startups, o financiamento colaborativo já é muito praticado mundo afora.

Crowdfunding e Vaquinha Online: Como Funcionam?

A vaquinha online ou o crowdfunding, como explicamos anteriormente, é um modelo de economia colaborativa e ambas funcionam da mesma maneira:

1 – Uma boa ideia é lançada juntamente com uma campanha de arrecadação, em um site de vaquinha online por exemplo, e a partir do momento que é iniciada já está apta a  receber doações em dinheiro para viabilizá-la.

Diferente do modelo de investimento já conhecido, onde um grupo pequeno de pessoas (físicas ou jurídicas) investem altos valores em determinados projetos, na vaquinha online a captação dos recursos chegam através de um volume alto de contribuidores, porém em escala financeira bem inferior, salvo raras excessões.

Tipos de Vaquinha Online:

Campanha Tudo ou Nada: nessa modalidade, se a meta for alcançada até o prazo definido, o criador da campanha recebe o valor total arrecadado, do contrário o valor é devolvido integralmente aos participantes.

Campanha Flexível: nessa modalidade, o criador da campanha recebe o valor arrecadado independente da meta ser batida ou não.

Como Criar uma Vaquinha Online?

Um dos maiores sites do Brasil é o Vaquinha Online, que está no mercado desde 2009. Segundo o próprio site, eles são responsáveis por criar mais de 700.000 vaquinhas e milhares de pessoas e projetos foram ajudadas.

Para criar sua vaquinha, basta acessar o site, cadastrar-se preenchendo o formulário e assim que finalizado você já será direcionado a criar sua primeira campanha. Lembre-se de inserir o máximo de informações possíveis sobre o projeto e principalmente que fique claro aos possíveis contribuintes.

Se você tem uma idéia ou necessidade, comece hoje seu projeto! 🙂

Leia Mais:

Como Renegociar Dívidas sem Precisar de Especialistas?

Os 5 Melhores Aplicativos para Finanças Pessoais

Aplicativo do FGTS para Consulta de Saldo

Conheça 5 Aplicativos Para Aumentar sua Produtividade!

Como Encerrar Conta Bancária Pela Internet?

Adicionar Comentário