Como Usar o Google Maps Offline (Sem Internet)?

Hoje, boa parte das pessoas não consegue se deslocar para locais desconhecidos sem usar o GPS. Contudo, o que fazer quando a internet acaba? Bom, a solução para não se perder é usar o Google Maps Offline.

O aplicativo desenvolvido pela gigante Google funciona com internet. O que muitos não sabem é que existe uma função offline extremamente útil. Com ela, você pode salvar rotas, e acessar quando quiser, sem precisar de uma rede Wi-fi ou usar o 3G.

Para te ajudar a nunca mais se perder por falta de internet, nós separamos tudo o que você precisa saber para usar o Google Maps Offline.

Passo a passo para usar o Google Maps Offline

Usar o Google Maps Offline é muito fácil. Tudo o que você precisa fazer é seguir o passo a passo abaixo para poder ativar e usar a função.

  1. Primeiramente, abra o Google Maps no seu smartphone;
  2. Em seguida, toque no menu do app. Ele é simbolizado por um ícone com três traços, localizado no canto esquerdo superior;
  3. Depois, toque na opção “Mapas off-line”.
  4. Nessa aba, você poderá verificar todos os mapas salvos no seu dispositivo móvel. Caso você não tenha nenhum, é possível baixar uma determina área e salvá-la no aplicativo.
  5. Pesquise a área desejada (pode ser cidade, Estado ou até um local em específico) toque em “Download” na página do local.
  6. Aguarde a finalização do download.

Assim que o arquivo terminar de ser baixado, ele já estará disponível no Google Maps Offline. Uma das vantagens desse recurso, é que ele consegue identificar quando você está com uma internet instável ou sem qualquer sinal e muda para a função offline automaticamente.

O aplicativo, por padrão, só realiza o download de mapas quando você está conectado a uma rede Wi-fi. Assim, você evita que todo o seu pacote de dados seja consumido.

Por conta disso, o ideal é que você faça o download de todos os mapas necessários antes de sair de casa. Caso haja algum imprevisto com a internet, basta usar o Google Maps Offline.

Sempre salve os seus mapas no SD

Salvar os mapas em um cartão SD é uma excelente ideia. Isso porque, você evita acabar consumindo muito da sua memória interna.

Por padrão o Google Maps sempre salva esses arquivos na memória interna, mas, é possível mudar essa opção seguindo os passos abaixo.

  1. Coloque um cartão SD no seu dispositivo (fique atento a capacidade suportada);
  2. Abra o Google Maps e toque clique no menu principal;
  3. Toque em “Mapas off-line”;
  4. Toque em configurações, a opção fica no canto direito superior da tela;
  5. Em seguida, toque em “Preferências de armazenamento” e em Dispositivo;
  6. Escolha a opção Cartão SD

Prontinho! Agora todos os mapas do Google Maps Offline serão salvos no seu SD. Dessa forma, você poderá acessá-los em outros dispositivos. Mas fique atento, é necessário atualizar os arquivos.

Agora que você já sabe como funciona o recurso, é só usá-lo quando estiver sem internet.

Leia Mais:

Truques para Usar o Google Maps!

Como Arquivar Fotos no Google Fotos?

Aplicativos Pagos Estão de Graça no Google Play!

13 Serviços do Google que Muitos Não Conhecem

Google Alerts: O que é e Como Usar o Google Alertas?

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest) 

Adicionar Comentário