Sibec: Sistema de Consulta Pública

O Sibec é uma excelente ferramenta para os brasileiros que desejam consultar os beneficiados do programa Bolsa Família. A plataforma permite que os cidadãos consultem informações sobre o programa filtrando por Estado, município e até mesmo por família.

Ela foi criada pela Caixa Econômica Federal, que é o Banco responsável por administrar o benefício.

O Sibec também conta com várias outras funcionalidades. Essa plataforma permite, por exemplo, a verificação da liberação do benefício através do NIS.

Continue lendo esse post e descubra como fazer a consulta de informações do Bolsa Família utilizando o Sibec.

Como consultar informações do Bolsa Família usando o Sibec

Para consultar informações do Bolsa Família pelo Sibec, antes de mais nada você terá que acessar o site da plataforma clicando nesse link. Ao entrar no portal você encontrará três opções:

·      Consulta benefícios por UF

Nessa opção você poderá consultar dados estaduais sobre a quantidade de regiões municipais atendidas pelo programa, bem como a quantidade de beneficiados por Estado.

Essa é uma excelente ferramenta para a geração de estáticas, e para o acompanhamento dos Estados brasileiros.

·      Consulta benefícios por município

Nessa alternativa você pode consultar uma lista de beneficiários do programa social em cada município. Além disso, você também pode fazer a consulta por mês.

Com essa funcionalidade, você também verá quem é o responsável pelo cadastro da família. Além disso, é possível verificar quem são as pessoas cadastradas em cada família e quem recebe o benefício.

Esse é um recurso muito importante, pois se você tiver suspeita de alguma fraude sendo cometida pela família beneficiária, é possível usar esses dados para fazer uma denúncia

·      Consulta Benefícios Por Família

Esse é um recurso do Sibec voltado para quem já é beneficiário. Isso porque, para acessar as informações será necessário ter em mãos o número referente ao NIS do Responsável Familiar.

É possível encontrar o NIS na Carteira de Trabalho e também no Cartão do Bolsa Família. Ele também pode ser identificado como PIS.

Tendo essa informação em mãos, será possível acessar essa funcionalidade e verificar, por exemplo, se algum benefício foi liberado, bloqueado, cancelado ou suspenso para algum membro da família.

Ferramenta de Gestão para Munícipios e Estados

O Sibec também é uma ferramenta que auxilia na gestão de municípios e Estados. Isso porque ele permite todo o gerenciamento e controle de beneficiários do programa social.

Ele permite, por exemplo, download da lista de beneficiários a fim de levantamento de dados. Com ele também é possível alterar a situação do benefício, como bloqueá-lo ou suspendê-lo.

Também é possível fazer toda a parte de manutenção do benefício, bem como ver ações de determinadas famílias. Tudo isso de maneira prática e simples através do sistema.

Trata-se de uma excelente ferramenta de consulta pública que todos os brasileiros precisam conhecer. Com ele os cidadãos podem acompanhar de perto o uso desse programa social, e, inclusive, denunciar possível fraudes para evitar que pessoas mal-intencionadas utilizem esse benefício.

Ficou com alguma dúvida? Então aproveite para deixar seu comentário.

Leia Mais:

PIS – Programa de Integração Social

Como Consultar o Seguro Desemprego pela Internet?

Como Fazer a Consulta do RG Online?

Carteira de Motorista Digital já Começa a Valer no Distrito Federal!

CNH Digital: Sua Carteira Nacional de Habilitação!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest) 

 

Adicionar Comentário