Salário Maternidade Bolsa Gestante: Como Funciona

Você sabia que grávidas e nutrizes tem direito ao Bolsa Gestante? Pois é, este é um benefício oferecido pelo Governo Federal a mulheres que estão gravidas ou que se encontram em período de amamentação.

Muitas pessoas acham que o Bolsa Gestante e o popular Bolsa Família são auxílios diferentes. Mas a verdade é que um faz parte do outro.

Salario-Maternidade-Bolsa-Gestante-como-funciona
Foto: Reprodução Pixabay

Para entender melhor sobre esse assunto, continue lendo esse post e descubra:

  • Quem pode receber o bolsa gestante;
  • Como dar entrada neste benefício;
  • Impactos positivos do Bolsa Gestante para a sociedade.

Confira!

Quais pessoas podem receber o Bolsa Gestante?

O Bolsa Gestante basicamente é composto pelo benefício variável gestante e também pelo benefício variável nutriz. O primeiro é disponibilizado em um total de 9 parcelas, enquanto que o segundo é pago em um total de 6 parcelas, sendo que estas parcelas são acrescidas ao pagamento mensal do Bolsa Família.

Sendo assim, para garantir o Bolsa Gestante, é necessário estar registrada no CadÚnico, assim como também é preciso apresentar o cadastro no Bolsa Família ativo.

Além disso, para receber este benefício, também é necessário que a família conte com uma renda mensal entre R$85,01 e R$170,00 por pessoa.

O que é preciso para solicitar o Bolsa Gestante

No caso do benefício variável gestante, a gestante terá que se dirigir até o posto de saúde do seu bairro ou município e comprovar a gravidez por meio de exames, para que possa ser acompanhada durante o pré-natal.

A gestante terá até o nono mês de gestação para solicitar o pagamento do Bolsa Gestante.

Já para o caso do benefício variável nutriz, a mulher deve solicitar este benefício na central de atendimento do Bolsa Família no seu município. Nesse caso, é preciso que ela se apresente munida da Certidão de Nascimento do recém-nascido e a solicitação deste benefício deverá ser efetuada no prazo máximo referente ao sexto mês de vida da criança.

Impactos do Bolsa Gestante na Sociedade

O Bolsa Gestante foi ativado em 2011 e, desde então, vem proporcionando uma série de benefícios para as mulheres que fazem parte do programa Bolsa Família.

Além de incentivar as mulheres a realizarem o acompanhamento de suas gestações desde o início, este programa também auxilia financeiramente muitas famílias que não tem condições de arcar com os gastos iniciais de uma gravidez.

Com a criação deste benefício, o número de mulheres que fazem o seu pré-natal por completo elevou em até 60%, conforme mostra algumas pesquisas realizadas envolvendo esse assunto.

Portanto, fica claro que a criação do Bolsa Gestante é mais uma iniciativa do Governo Federal que vem dando certo no sentido de contribui para o desenvolvimento da população e melhoria das condições de vida das pessoas quem se enquadram no grupo populacional de baixa renda.

E você, o que acha disso? Acredita que o Bolsa Gestante pode realmente ajudar as mulheres durante a gravidez ou no período de amamentação? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

Leia Mais:

Programa Criança Feliz: O que é e Como Funciona?

Inscrições Projovem 2018

Aplicativo Bolsa Família

Como Saber o Número do NIS do Bolsa Família?

Como Funciona o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais

Como Fazer a Consulta do RG Online?

CNH Digital: Sua Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Salário Maternidade Bolsa Gestante: Como Funciona
Avalie!

One thought on “Salário Maternidade Bolsa Gestante: Como Funciona

Adicionar Comentário