Qual é a Diferença entre Wi-Fi 5GHz e a Internet 5G?

Em breve, a internet 5G (quinta geração) chegará aos aparelhos móveis e, com isso,duas tecnologias bem diferentes farão parte da nossa rotina. É importante que as pessoas saibam qual é a diferença entre Wi-Fi 5GHz e a internet 5G.

O 5G trabalha que nem um modem e provê internet para o próprio aparelho sem depender de nada.Por sua vez, o Wi-Fi 5 GHz serve para conectar o aparelho à um roteador sem o uso de fios.

Continue lendo este artigo e entenda melhor o assunto.

Internet 5G

A internet móvel funciona da seguinte forma: ela permite que o aparelho trabalhe como um modem, podendo fornecer sinal de internet para si mesmo.

A popularização dessa tecnologia aconteceu quando o 3G (internet da 3ª geração) chegou ao mercado. Pouco tempo depois, houve a evolução para o 4G e essa tecnologia chegou ao seu auge. A internet da quinta geração (5G) veio para dar continuidade àquilo que o 4G já tinha feito, só que de forma mais eficiente.

Wi-FI5 GHz

Basicamente, Wi-Fi é o uso de internet sem a necessidade de fios. Até 1999, essa tecnologia funcionava com a frequência de 2,4 GHz. Isso significa que os dados dessa conexão “caminhavam”por frequência de ondas.

Com a chegada dos anos 2000, o Wi-Fi passou a ser utilizado em uma nova frequência, a 5 GHz.

Entretanto, essa tecnologia só ficou famosa em 2009, quando o mercado criou aparelhos capazes de se conectar com a nova frequência.O Wi-Fi5 GHz trouxe benefícios como a sua maior velocidade e o risco reduzido de interferência na conexão.

==>> Como Resetar Moto G7 – Reset de Fábrica

Quando essa tecnologia se popularizou, ainda não existia a internet móvel 5G. Por isso, os usuários do Wi-Fi 5 GHz lhe deram o apelido de “Wi-Fi 5G”, com o termo “5G” sendo uma simples abreviação de 5 GHz.

Com a chegada da internet 5G, essa abreviatura passou a confundir muitas pessoas, o que gerou a necessidade de diferenciar uma tecnologia da outra. Por isso, é muito importante que as pessoas saibam qual é a diferença entre Wi-Fi 5 GHz e a internet 5G.

Frequências de Wi-Fi

No início de tudo, era preciso se conectar ao Wi-Fi por meio de uma frequência de 2,4 GHz. Nos dias de hoje, é possível encontrar vários aparelhos que trabalham por meio da frequência 5 GHz, entre eles, celulares e roteadores.

A maior vantagem que o 5 GHz leva sobre o 2,4 GHz tem a ver com os canais de transmissão de ondas. Enquanto o 5 GHz possui 23 canais desse tipo, o outro possui apenas três. Ou seja, equipamentos que usam a tecnologia 2,4 GHz terão mais dificuldade para levar as informações, pois o “trajeto” do sinal ficará preso por causa das poucas opções de “viagem”.

Como existem muitos roteadores espalhados pelas ruas, a chance de um sinal 2,4 GHz “esbarrar” em outro é bem grande, o que afetará a conexão. Além disso, micro-ondas e aparelhos móveis também podem atrapalhar o “trajeto”deste sinal. Com a frequência 5 GHz, esses travamentos não acontecem, pois existem 20 “caminhos” a mais.

O maior problema da frequência 5 GHz é que o espaço coberto por ela é menor que o da 2,4 GHz. Isso fez com que muitos roteadores tivessem ambas as frequências no mesmo aparelho, algo que pode ser chamado de dual band.

Leia Mais:

Os 7 Melhores Aplicativos para Chamada de Vídeo no Android

Qual GoPro Comprar? Como Devo Escolher?

Como Arquivar Fotos no Google Fotos?

A História do Logotipo do Google

Google Customiza Smartphone Android!

Aprenda Alguns Truques Para Usar o Google Maps!

13 Serviços do Google que Muitos Não Conhecem

7 Truques Interessantes Ocultos na Busca do Google!

Adicionar Comentário