Qual a Diferença Entre um Hacker e um Cracker?

Você sabe a diferença entre um hacker e um cracker? Hacker é o nome usado para definir as pessoas que aproveitam de seus conhecimentos para alterar dispositivos, programas e redes de computadores, fazendo com que seus sistemas de segurança sejam invadidos, sistemas de segurança de bancos, por exemplo, ou de empresas.

A palavra hacker é de origem inglesa, sendo que ela normalmente é traduzida para o nosso português como sendo “decifrador”. Eles desenvolvem novas funções ou até mesmo adapta as antigas, modificam programas para que ele deixe de ser pago, por exemplo. Dotados de informações de softwares livres e do sistema Linux, invadem máquinas de computadores para aprimorar seus conhecimentos técnicos e lançar vírus na rede de internet.

Ok, Mas Qual a Diferença Entre um Hacker e um Cracker?

No mundo dos hackers há um código de ética onde está posto que o principal alvo desse tipo de grupo é justamente essa violação do sistema. Entretanto, há hackers que não cumprem com esse código e por vezes invadem sistemas, sites, empresas, para testar a fragilidade da mesma ou acabam apavorando amigos e desconhecidos com suas invasões.

Diferença-Entre-um-Hacker-e-um-Cracker
Foto:Reprodução

Nem todo hacker pode ser considerado um invasor. Na realidade estas pessoas estão lá apenas para testar essa fragilidade de alguns sites, mostrando que o mesmo pode sofrer qualquer ataque; isso faz com que as empresas redobrem os cuidados com a segurança.

Também temos os hackers que se solidarizam com a causa ativista, e com isso colaboram por meio de seus conhecimentos com projetos de discussão sobre segurança na rede, ou então para criar algum tipo de software livre. Muitas empresas transformam os hackers em profissionais de segurança após terem invadidos suas redes. Empresas como a norte-americana McAfee é um exemplo, que tem como pretensão se prevenir contra futuros ataques; com isso a rede se torna mais protegida.

Os hackers muitas vezes são confundidos com os crackers.

Os crackers são pessoas que também são dotadas de conhecimento técnico, contudo por sua vez utilizam desse conhecimento para invadir sistemas de segurança e roubam informações confidenciais alheias para uso indevido/ilegal. Um cracker possui capacidade para criar um bug informático, conhecido como crack, que modifica um programa sem autorização do seu criador.

Percebeu a grande diferença entre um hacker e um cracker?

São indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas como vimos são os hackers, agora os indivíduos que quebram ou cracking de um sistema de segurança são chamados de cracker. Os hackers são muito confundidos. Há uma distorção grande entre esses dois grupos. A mídia é a principal fonte de engano, colocando a culpa na autoria de certos ataques feitos por cracks nos hackers. O termo “cracker” foi criado no ano de 1985 pelos próprios hackers, para diferenciar os mesmo, e ir à defesa deles.

Tanto o cracker como o hacker possuem conhecimentos técnicos e habilidades com os mecanismos de informática e computadores, entretanto cada um usa para uma finalidade. Os hackers utilizam de seu conhecimento para melhorar os programas de softwares, e por seu código de ética não invadem os sistemas com o intuito de roubar informações, causar danos ou outro prejuízo. Os cracker por sua vez utilizam dessa habilidade para práticas criminosas, que são a quebra da segurança de um software e por isso são denominados de criminosos. Entendeu agora a diferença  entre um hacker e um cracker? Previna-se e navegue tranquilamente!

Leia Mais:

7 Dicas Para Você Navegar com Segurança na Internet!

Como Proteger com o WhatsApp, Facebook e Gmail?

Serviço de Voz do WhatsApp é Cada Vez Mais Usado no Brasil!

Novo Recurso Aumenta Segurança no Acesso do WhatsApp!

5 Dicas para Manter Seus Hábitos Seguros!

Gostou? Compartilhe com seus amigos e familiares clicando no botões acima (facebook, twitter, google plus, pinterest e linkedin)! 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Qual a Diferença Entre um Hacker e um Cracker?
Avalie!

Adicionar Comentário