Programa Leve Leite: Como Funciona? Como Participar?

Quem é morador de São Paulo conhece muito bem o Programa Leve Leite. Essa é uma iniciativa do governo paulista que tem como objetivo distribuir leite gratuitamente para as famílias que estão com dificuldades financeiras.

O objetivo principal do programa é garantir a nutrição e o desenvolvimento infantil, fazendo com que cada vez mais crianças frequentem a escola para o seu total desenvolvimento físico e social.

Abaixo, nós falaremos tudo o que você precisa saber sobre esse programa que tem ajudado milhares de famílias na capital paulista. Interessado no assunto? Não deixe de ler esse post até o final e confira tudo sobre esse programa!

Como funciona o Programa Leve Leite?

O programa atende somente os alunos matriculados na rede municipal de ensino. As crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil, na Escola Municipal de Ensino Infantil, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e no Centro de Convivência Infantil possuem direito ao benefício.

Para receber o leite de forma gratuita basta que os pais observem e mantenham uma boa frequência escolar dos seu(s) filho(s). Para aqueles que possuem uma frequência baixa (faltam muitas aulas), o recebimento do leite é vedado.

O cadastro deve estar atualizado com todas as informações necessárias regularmente, sendo o endereço um dos dados mais importantes.

Estima-se que pelo menos 800 mil domicílios recebem leite de forma gratuita. O alimento é entregue no endereço cadastrado (por isso sua importância) no período de visitas dos assistentes sociais na região.

Atualmente, são enviados dois tipos de leite: o leite em pó e o que é reconhecido como fórmula infantil.

Alunos que possuem até 1 ano de idade recebem a fórmula infantil (estando ou não matriculados na rede de ensino municipal. Já as crianças de 1 a 6 anos de idade (também estando ou não matriculados na rede de ensino municipal) recebem de 1 a 2 quilos de leite em pó.

Como participar do Programa Leve Leite?

Para participar é preciso estar dentro dos requisitos. Eles incluem:

  • Ser residente da cidade de São Paulo;
  • Manter a frequência do aluno em pelo menos 90%;
  • Ter uma criança com menos de 6 anos de idade (preferencialmente matriculada na rede de ensino municipal);
  • E ter inscrição no CadÚnico.

O leite gratuito é somente destinado para aqueles que estão dentro desses requisitos. No caso da falta do recebimento, há a necessidade da família procurar por mais informações sobre o seu cadastro.

Cadastros irregulares ou que não coincidem com esses requisitos mencionados acima são bloqueados ou suspendidos para recebimento. A falta da atualização dos dados do cadastro também podem levar à suspensão do benefício.

Alunos com ficha desatualizada ou com endereço incorreto também não recebem leite de forma gratuita. Portanto, muita atenção nestes quesitos!

Note que a redução para alunos com até 6 anos de idade aconteceu para reduzir os custos do programa.

Essa medida foi criada no ano passado e deve vigorar com ainda mais rigor no ano de 2018, para que somente as famílias que realmente precisam do benefício venham a receber o leite gratuito.

Portanto, esse foi o nosso post de hoje sobre o Programa Leve Leite! Esperamos que você tenha retirado todas as suas dúvidas sobre esse fantástico benefício do governo estadual de São Paulo! Ainda ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar logo abaixo!

Leia Mais:

O que é Vale Gás? Como Funciona?

Aplicativo Bolsa Família

Calendário Bolsa Família 2018

Como Funciona o Cadúnico – Cadastro Único para Programas Sociais

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Programa Leve Leite: Como Funciona? Como Participar?
4.3 (85%) 4 votes

Adicionar Comentário