Programa Criança Feliz: O que é e Como Funciona?

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para dar um acompanhamento a todas as famílias que dependem do Bolsa Família que possuem crianças de até seis anos de idade completos ou os setenta e dois meses de vida da criança. Esse programa visa dar orientações para as famílias de baixa renda, na tentativa de fazer com que as condições para a criação e educação das crianças sejam cada vez melhores.

O objetivo principal é ajudar da melhor maneira as famílias a desenvolverem indivíduos mais saudáveis e com toda a formação necessária para poder viver em sociedade. Obviamente, o foco consiste na tentativa de reduzir algumas das disparidades causadas pela desigualdade social, que é absurdamente gritante em todo o Brasil.

E no post de hoje nós falaremos mais sobre o programa criança feliz e como ele funciona! Pronto para saber mais a respeito? Então continue lendo esse post e descubra como funciona e quem pode participar desse programa!

Como funciona o Programa Criança Feliz?

O Programa Criança Feliz, diferente de outros programas do governo, não auxilia a família com nenhum adicional em sua renda. Somente é fornecido para a mesma um acompanhamento realizado por assistentes sociais.

Esse programa além de ajudar na criação das condições de criação também serve como uma espécie de controle governamental para combater as fraudes do bolsa família, uma vez que o acompanhamento mais próximo permite que os assistentes sociais verifiquem com mais cautela as condições financeiras da família.

O objetivo principal do programa é fazer com que as crianças atinjam o seu pleno desenvolvimento, sem passar por nenhum tipo de desnutrição, maus tratos ou quaisquer outros problemas que possam impedir o seu crescimento.

Programa-Criança-Feliz-O-que-é-e-Como-Funciona
Foto: Reprodução Pixabay

O programa é visto com bons olhos e muitas vezes as famílias carentes necessitam desses cuidados, uma vez que os pais passam praticamente todo o dia fora trabalhando para conseguir fornecer a ajuda financeira necessária para a sua criação.

Portanto, o Programa Criança Feliz visa preencher um espaço que está cada vez mais evidente na sociedade moderna. Estatisticamente, o objetivo é fazer com que a mortalidade infantil seja reduzida, assim como os casos de desnutrição e de outra doenças que podem ser evitadas.

Dessa forma, essa medida do governo também visa ajudar a saúde pública, que também carece de investimentos, principalmente para municípios e cidades do interior do país.

Quem pode participar?

Todas as famílias que estão inscritas e estão recebendo o benefício do Bolsa Família pode perguntar por mais informações e ingressar no programa criança feliz. A única restrição é que a família deve ter pelo menos uma criança de até seis anos de idade para poder ter a ajuda dos assistentes sociais.

O Programa Criança Feliz atenderá gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias, e priorizará:

  • Todas as gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;
  • Crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada;
  • Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

O acompanhamento dos assistentes sociais é integral e duram toda a primeira infância da criança. As visitas são realizadas periodicamente e os profissionais de saúde fazem a avaliação das condições de saúde de cada uma dessas crianças.

Conclusão:

Com todos esses esforços, o Governo Federal procura reverter um quadro onde os tratamentos infantis ainda são levados com pouca seriedade em várias localidades mais carentes.

Esse foi o nosso post de hoje sobre como funciona o programa criança feliz! Gostou do conteúdo? Não deixe de comentar e compartilhar esse material nas redes sociais para ajudar a espalhar essas informações!

Leia Mais:

Auxílio Creche – Como Funciona?

Inscrições Projovem 2018

Aplicativo Bolsa Família

Como Saber o Número do NIS do Bolsa Família?

Como Funciona o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais

Como Fazer a Consulta do RG Online?

CNH Digital: Sua Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Programa Criança Feliz: O que é e Como Funciona?
Avalie!

Adicionar Comentário