Passe Livre Estudantil 2018: Cadastro e Como Funciona

O Passe Livre Estudantil 2018 continua com o mesmo objetivo desde a sua criação, que é fazer com que os estudantes consigam se deslocar das suas casas até a escola de maneira totalmente gratuita.

Esse programa visa eliminar as barreiras de estudo para as famílias mais carentes, fazendo com que a expectativa ao longo dos anos seja que as diferenças sociais diminuam cada vez mais.

Para algumas famílias, principalmente aquelas que moram distante das instituições públicas de ensino, o custo das passagens pode exceder o seu orçamento mensal para as suas necessidades básicas, o que faz com que muitas vezes a educação seja deixada de lado.

No post de hoje nós falaremos tudo sobre o Passe Livre Estudantil 2018, mencionando como ele funciona e com o você pode se cadastrar! Ficou interessado? Continue a sua leitura até o final!

Como Funciona o Passe Livre Estudantil 2018?

O Passe Livre Estudantil funciona da mesma forma que os cartões utilizados para pagar passagens em todo Brasil.

A única diferença é que o estudante recebe um cartão com valores já depositados pelo governo, fazendo com que a sua utilização seja gratuita para os dias do seu estudo.

Ao receber o cartão, basta utilizá-lo como método de pagamento para conseguir o transporte até a localidade onde está situada a escola, sem pagar absolutamente nada.

Seu uso é descomplicado, a única ressalva fica para o cadastro que normalmente envolvem alguns requisitos indispensáveis. Abaixo nós falaremos mais sobre esse assunto. Confira!

Como fazer o cadastro no Passe Livre Estudantil 2018?

O cadastro para o Passe Livre Estudantil varia de estado para estado. O ideal é que você vá em uma instituição de ensino pública (como a sua própria escola) e pergunte por mais informações.

O site oficial do programa do seu estado também é uma excelente fonte de informações para que você saiba como proceder para a realização do seu cadastro.

Apesar dessas variações, os requisitos mínimos são semelhantes para todas as localidades do Brasil:

  • É preciso ter idade mínima (que varia de acordo com o estado)
  • Estar cursando ensino fundamental ou médio em uma instituição de ensino da rede pública.

Em algumas localidades, os estudantes do ensino superior ou de qualquer instituição técnica pública também possuem o direito a esse benefício. Para essas pessoas, o requisito principal é a comprovação de renda familiar mínima de até 1,5 salário mínimo.

Estudantes do PROUNI também possuem direito ao Passe Livre Estudantil.

No ato da sua inscrição também pode ser necessário estar munido dos seguintes documentos: CPF, RG, foto 3×4, Comprovante de residência e requisição preenchida. Pode haver necessidade da apresentação de cópias do CPF e do RG.

Até o momento, somente os seguintes estados possuem o Passe Livre Estudantil: Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás.

Essas são, portanto, todas as informações que você precisa saber sobre o Passe Livre Estudantil 2018! Esperamos que você tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas

Leia Mais:

Como Funciona o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais

Aplicativo Bolsa Família

Como Saber o Número do NIS do Bolsa Família?

Tv Digital Aberta e Tv Digital em Assinatura – Qual a Diferença?

Qual a Diferença entre Conversor e Receptor de Tv Digital?

Qual a Diferença Entre Tv Analógica e Digital?

Como Funciona o Sinal Digital?

Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest e linkedin) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Passe Livre Estudantil 2018: Cadastro e Como Funciona
Avalie!

Recomendados Para Você:

Adicionar Comentário