O que é um Epub? Quais as Diferenças entre um Epub e um PDF?

Com o Marketing Digital crescendo, livros digitais e Epub’s também têm sido cada vez mais consumido pelos leitores. Mas você sabe o que é um Epub?

Atualmente, inúmeros pesquisadores e leitores se depararam com um novo formato que tem batido de frente com um outro formato padrão de muitos documentos e e-books que vemos hoje na internet.

Epub e PDF. E quais as diferenças entre eles? Os leitores têm se questionado para saber qual desses arquivos é o melhor para ler um bom livro digital.

Antes de sabermos qual a diferença entre eles, primeiramente, precisamos saber o que é um ePub.

O que é um ePub?

Eletronic Publication, mais conhecido como ePub. O ePub, ele têm sido cada vez mais o favoritinho dos leitores de livros digitais.

Possuindo a flexibilidade de adequação com cada tipo de tela, o ePub se torna o favoritinho dos leitores por ter essa flexibilidade de formatação e por ter uma facilidade maior de ler um e-book ou um livro que possui inúmeras páginas.

Mas o que é um ePub? Assim como o formato de arquivo pdf, doc, word, o ePub também é um formato de um arquivo.

O ePub, ele tem se tornado padrão de muitos e-books que são vendidos pela Amazon, Saraiva e outros sites também que têm aderido esse formato.

Ao saber o que é um ePub, precisamos agora saber qual a diferença dele para outros formatos de arquivos e o porquê de muitas empresas colocar ele como padrão dos livros digitais.

Quais as Diferenças entre um Epub e um PDF?

Como mencionado acima, sabemos agora o que é um ePub.

Vamos destacar neste tópico, diferenças entre um dos arquivos que têm sido padrão por muito tempo de artigos e e-books.

Qual é melhor para ler? Epub ou PDF?

São essas perguntas que muitos leitores tem feito por aí.

Iremos sanar agora, todas e quaisquer dúvidas a respeito do ePub e a diferença entre ele e o formato de arquivo pdf.

Flexibilidade:

No tópico anterior, vimos o que é um ePub e citamos à flexibilidade dele na adequação do formato da tela em que você estará lendo.

Podemos mencionar isso como a primeira diferença entre o ePub e o PDF.

O ePub consegue fornecer mais facilidade para ler um e-book, porque nele, há uma facilidade maior ao ler um livro digital.

Leia Mais:

Confira os 5 Melhores Aplicativos para Ler Livros no Tablet ou Smartphone

Os 5 Melhores Aplicativos Para Finanças Pessoais

Conheça 5 Aplicativos para Aumentar Sua Produtividade!

Como Fazer Backup no Android e Não Perder os Arquivos?

Spotfy ou Deezer: Qual o Melhor Aplicativo?

Independente da tela que você for ler, se o livro estiver no formato do ePub, você terá uma facilidade maior em ler pois o livro irá se adequar a tela que você estará lendo.

A diferença do pdf que não pode ser formatado, pois ele continuará sendo padrão em qualquer tela que você for ler, o ePub dimensiona o texto para caber na tela que você estará lendo, seja de smartphone, computador, e-reader, ou qualquer outro aparelho que você estará lendo o livro digital.

Embora o ePub seja melhor, o formato  pdf, ainda tem sido adotado por muitas empresas, escritores. Infelizmente, por muitas pessoas não saberem o que é um ePub,  não adotaram o formato do ePub ainda para os e-books.

Mas, isso é questão de tempo, pois muitas empresas como a Amazon, já tem colocado o formato dos e-books para o ePub.

Fonte, tamanho de letra:

Além da flexibilidade que nós temos, podemos também fazer alteração da fonte e do tamanho de letra.

Não sei você, mas eu, por muito tempo detestei ler livros digitais em formato PDF e não conseguir sequer enxergar a letra direito. Para falar a verdade, até hoje tenho um pezinho atrás com os livros em formato PDF. Ainda prefiro livros ao vivo e a cores.

Com o formato ePub, você pode ter essa facilidade de fazer alterações na fonte da letra e principalmente, caso queira a letra maior, ter essa flexibilidade de aumentar ou diminuir.

Diferente do ePub, como mencionado acima, o PDF não tem essa flexibilidade, uma vez que ele continua sendo padrão em todas as telas, sem ter nenhuma formatação de letra e fonte.

Estilo de página:

Você já percebeu que há alguns e-books, principalmente quem lê livros no e-reader, há aquela opção de alterar o estilo da página? Seja um tom mais escuro, ou um tom mais claro. Seja noturno, sépia, ou algum outro estilo de página.

Com o formato de ePub, você tem essa alternativa. Dependendo do lugar que você estiver lendo, você pode ter um pouco de dificuldade em enxergar a tela do smartphone ou notebook. Alterando a cor e estilo da página, você consegue ter uma visibilidade melhor do seu livro digital.

Outra coisa que os leitores digitais podem perceber com o formato  pdf, é que, ele dá muito mais ênfase no layout e design da página, podendo assim dar um controle e domínio maior da formatação para o produtor do conteúdo do e-book do que para os leitores do livro digital.

O formato ePub dá mais ênfase é no texto ao invés do layout e design. Ele acaba não tendo o domínio da formatação, uma vez que dependendo do aparelho, o texto já é adequado no tamanho da tela. Agora que você já sabe tudo sobre o Epub, comente abaixo o que achou!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

 

O que é um Epub? Quais as Diferenças entre um Epub e um PDF?
Avalie!

Adicionar Comentário