Gamificação: O Que é e Quais as Vantagens Dessa Prática?

Hoje em dia, o conceito de gamificação já não mais um assunto tão desconhecido entre as pessoas. E pode não parecer, mas ele está bem mais presente em nosso dia a dia do que muita gente imagina.

A verdade é que hoje tudo está sendo gamificado. E você, sabe o que é gamificação? Quais são as vantagens dessa prática?

Se a resposta for não, então confira esse post até o final e saiba mais sobre o assunto a partir de agora!!!

Afinal, o que é gamificação?

A gamificação nada mais é do que a utilização de mecânicas e dinâmicas de games em diferentes situações, com o objetivo de aumentar o engajamento das pessoas.

Esse processo pode ser utilizado tanto para melhorar o aprendizado, produtividade no ambiente de trabalho, como também para motivar ações e comportamentos mais engajados fora do ambiente dos jogos.

Mais do que isso, com ele é possível despertar a curiosidade, bem como incentivar a realização de desafios em troca de recompensas.

Quais são as vantagens da gamificação?

A gamificação tem se tornado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Hoje é possível ver esse conceito sendo aplicado em diferentes segmentos.

Tanto na Educação, como no setor de marketing e até mesmo no segmento empresarial, no treinamento de profissionais, dentre outras áreas.

Isso acontece devido a serie de vantagens que essa prática é capaz de proporcionar. Confira abaixo algumas vantagens da gamificação:

·      Estimula diferentes habilidades

Um dos diferenciais da gamificação é o fato dela estimular diferentes habilidades, mas, principalmente, o raciocínio lógico. Por conta das dinâmicas e mecânicas que vem dos games, os usuários conseguem colocar em prática várias competências para resolver desafios.

·      Medição de desempenho

Outra vantagem desse processo é que é possível medir o desempenho dos usuários. Esse é um diferencial muito bacana, que tornou essa prática bastante presente em treinamentos de profissionais.

Isso porque, é possível avaliar todo o desempenho dos participantes, gerando diferentes conquistas e níveis. Isso também permite que sejam identificadas dificuldades dos participantes, para que posteriormente elas sejam trabalhadas.

·      Competição saudável

A gamificação também estimula a competição saudável. Não é à toa que ela vem sendo amplamente aplicada dentro dos ambientes educacionais.

Neles, os alunos são colocados em desafios e estimulados a obter o melhor desempenho. Contudo, toda essa dinâmica é feita de forma positiva, incentivando todos a respeitarem o desempenho de cada um.

·      Estimula o trabalho em equipe

Outro diferencial da gamificação é que ela também estimula o trabalho em equipe. Existem várias alternativas que visam trabalhar essa colaboração, como é o caso das games rooms.

>>>> Biometria Iris e Retina: O que é? Como Funciona?

Nesses espaços dois ou mais participantes precisam desvendar um desafio ou mistério no menor tempo possível. Mas, para isso, eles precisam trabalhar em conjunto para encontrar pistas, desvendar enigmas e achar a solução.

·      Facilidade de implementação

Ao contrário do que muita gente pensa, a gamificação não é um processo de difícil implementação e nem custa muito caro. Na verdade, tudo vai depender da sua proposta.

Muitos empreendedores e educadores conseguem colocar esse conceito em prática com o mínimo de investimento. Mas, para isso é necessário conhecer à fundo essa proposta, bem como as dinâmicas e mecânicas de jogos.

A gamificação é uma excelente alternativa para otimizar ações e atividades do nosso cotidiano. Tudo é uma questão de desenvolver um projeto que atenda a suas necessidades, possa ser mensurado e seja aceito pelos usuários e empresas.

Leia Mais:

O que é Realidade Virtual e Realidade Aumentada? Qual a Diferença?

O que é Biotecnologia? O que Essa Área Estuda e Desenvolve?

Como Arquivar Fotos no Google Fotos?

Aplicativos Pagos Estão de Graça no Google Play!

13 Serviços do Google que Muitos Não Conhecem

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Gamificação: O Que é e Quais as Vantagens Dessa Prática?
Avalie!

Adicionar Comentário