O que é Fibra Óptica? Como Funciona?

Várias revoluções tecnológicas têm mudado completamente o nosso cotidiano, principalmente em relação a transmissão de dados.  E nesse artigo, você vai saber o que é Fibra Óptica, como ela funciona e de que maneira é utilizada no nosso dia a dia.

Confira!

Afinal, o que é fibra óptica?

Antes de mais nada é importante deixar claro o que é Fibra Óptica. Esse material é um filamento bem flexível e transparente que pode ser feito a partir de vidro ou plástico.

Ele é utilizado como condutor de impulsos codificados, dados, luz ou rendimento. Ele também é revestido de espelho e é super delicado.

O grande diferencial desse material é o fato dele não sofrer interferências eletromagnéticas. O que torna ele muito útil na questão de transmissão de dados.

Existem dois tipos de fibras, a monomodo, que só permite a utilização de um sinal de luz, e a multímodo, que permite o uso de várias fontes de luminosidade de baixa intensidade.

Como funciona?

Agora que você já sabe o que é Fibra Óptica, deve estar se perguntando como ela funciona. Bom, ela se baseia em um dos princípios da física básico, o de que a luz consegue se propagar em linha reta.

Leia Mais:

Como Fazer o Teste de Velocidade da Internet de Forma Simples?

Programa Internet Para Todos Banda Larga

Como Aumentar o Sinal Wireless de Internet?

7 Dicas Para Você Navegar com Segurança na Internet!

Como Proteger com o WhatsApp, Facebook e Gmail?

Serviço de Voz do WhatsApp é Cada Vez Mais Usado no Brasil!

WhatsApp Web Ganha Mais Uma Atualização!

Novo Recurso Aumenta Segurança no Acesso do WhatsApp!

Imagine que em uma ponta de uma rede composta desse material você acende uma lanterna. Na outra ponta da fibra, independentemente se ela está a 10 metros ou a quilômetros de distância, ela também irá acender.

Isso porque o material irá conduzir essa luminosidade em todo o percurso, graças ao revestimento de espelho perfeitamente colocado. E o bacana é que isso pode ser feito não apenas com luz, mas com dados. Por conta disso que nós temos a internet via fibra óptica.

Como a fibra óptica consegue transportar esse tipo de informação?

Bom, a resposta para essa pergunta é bem simples. Ela utiliza um sistema parecido com o de código Morse.

Para quem não sabe, o código Morse é um sistema de representação de números, pontuações e letras através de um sinal codificado. Ele pode ser feito através de luzes ou sons.

No caso da fibra óptica, de um lado dela um equipamento começa a enviar uma sequência de luzes. Na outra ponta, outro aparelho faz a decodificação desses dessa sequência e transforma ela em informação.

Todo esse processo é feito em milésimos de segundos. Como a velocidade da luz é muito maior do que qualquer outra forma de transmissão, tudo é transmitido rapidamente.

Por conta disso que essa tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para a transmissão de internet.

Quais são suas utilizações?

Apesar de ser usualmente utilizada para transmitir internet, a fibra óptica também tem outras funções. O material pode ser usado, por exemplo, dentro do setor de medicina para conduzir lasers de alta potência.

Com esses lasers, é possível fazer a cauterização de várias artérias e tecidos!

Gostou de saber o que é Fibra Óptica e como ela funciona? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais e descubra mais curiosidades tecnológicas e sobre o mundo.

Fonte:

Super Abril

Wikipedia

 

Adicionar Comentário