O que é e Como Funciona o TalkBack? Confira Aqui!

Você já ouviu falar dessa ferramenta? Sabe Como Funciona o TalkBack? Esse recurso de acessibilidade foi criado para pessoas com deficiência visual, que precisam utilizar o smartphone.

Essa tecnologia revolucionou, o modo como as pessoas com algum tipo de necessidade visual se relacionavam com dispositivos móveis. Essa ferramenta dá todo o suporte para quem não tem parte da vista, ou é totalmente cego.

Ela diz cada operação que está sendo feita no dispositivo, de modo que o usuário não se perca. Quando você selecionar alguma opção no aparelho como, por exemplo as configurações, o recurso irá dizer em voz alta o que você está acessando.

Esse é um recurso que visa justamente dar mais autonomia para deficientes visuais.

Mas afinal, Como Funciona o TalkBack?

A maneira como funciona o TalkBack é bem simples.

[ Para fazer o download, clique aqui ] 

Basicamente você terá que ativá-lo nas configurações de Acessibilidade do seu aparelho. Em dispositivos Android, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Toque na opção Configurações;
  2. Deslize a tela até encontrar a opção Acessibilidade e dê outro toque nessa alternativa;
  3. Em TalkBack, dê dois toques leves, e selecione a alternativa Ativar;
  4. Uma mensagem informando qual a função dessa ferramenta irá aparecer, basta tocar em Sim.

Pronto! Agora a funcionalidade já está funcionado de forma plena. O ideal é que você peça ajuda para alguém configurar, antes mesmo do aparelho sair da loja.

[ Veja também: Os 5 Melhores Aplicativos para Ler Livros no Tablet ou Smartphone ]

Ferramentas adicionais para deficientes visuais

Agora que você já sabe como funciona o TalkBack, vamos falar um pouco sobre outras ferramentas que poderão te ajudar a ter mais autonomia no dia a dia.

Atualmente, existe uma vasta gama de recursos e aplicativos disponíveis que visam justamente dar mais acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Por exemplo, se o seu smartphone é mais recente e possui um sistema Android, é possível pesquisar por coisas no Google sem a necessidade de digitar. Para isso, basta falar “OK Google” esperar o app sinalizar que está ouvindo e então falar o termo que deseja pesquisa, como, por exemplo, “Receitas de Bolo de Chocolate.

O WhatsApp também tem alguns recursos que visam facilitar a comunicação entre pessoas, tendo algum tipo de deficiência ou não. Ao abrir uma conversa no app, você pode tocar no ícone de um microfone e mandar uma mensagem em áudio para o seu contato.

Também é possível abrir o teclado touch, e selecionar o microfone que há dentro dele. Mantendo ele pressionado você poderá falar, e o app irá transcrever tudo em texto e enviar para o seu contato.

Ainda existe um app chamado BraylleTipe, que nada mais é do que um teclado em Braille. Ele permite que você inclua até 6 pontos de localização de letras, bem como a digitação em uma velocidade adequada, que não permite tantos erros.

Conclusão:

Saber como como funciona o Talkback, e também outros recursos de acessibilidade é essencial para quem tem alguma deficiência visual, pois, por meio dessas ferramentas será possível utilizar dispositivos móveis sem qualquer dificuldade e com mais autonomia.

Se você gostou do artigo compartilhe! Compartilhar o bom conhecimento é compartilhar o bem!

Leia Mais:

Os 5 Melhores Aplicativos Para Finanças Pessoais

Como Rastrear o Celular com Android!

Top 3 Aplicativos para Assistir TV no Android!

Conheça 5 Aplicativos para Aumentar Sua Produtividade!

Como Fazer Backup no Android e Não Perder os Arquivos?

Spotfy ou Deezer: Qual o Melhor Aplicativo?

Como Escolher um Celular Android de Baixo Custo!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂
Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

O que é e Como Funciona o TalkBack? Confira Aqui!
Avalie!

Adicionar Comentário