O que é Blockchain e Como Funciona?

O mundo dos negócios, especialmente os que envolvem transações muito complexas, vem passando por uma transformação revolucionaria nos últimos anos, graças ao avanço da tecnologia que tem gerado inúmeros métodos que visam otimizar os processos. E um desses métodos se chama Blockchain. Mas você sabe o que é blockchain?

Tem ideia de como funciona essa tecnologia?

Bom, se a resposta for não, então nesse post encontrará a resposta para estas e muitas outras questões envolvendo essa nova tecnologia que surgiu para causar mudanças fundamentais no setor de negócios.
Confira!

O que é Blockchain?

Para quem ainda não sabe o que é Blockchain, essa tecnologia inovadora nada mais é do que um sistema, fruto do avanço tecnológico, que possibilita, por meio de técnicas de criptografia, acelerar transações até então consideradas complexas e de conclusão demorada.

Este sistema pode ser usado em vários tipos de negócios. Contudo, ele está mais presente nas transações financeiras envolvendo criptomoedas, também conhecidas como moedas digitais.

Como funciona o Blockchain?

Basicamente, essa tecnologia se baseia no compartilhamento do registro referente as transações, só que usando criptografia para tornar esse processo mais prático e seguro.

Cada transação é assinada, digitalmente, para garantir sua autenticidade e evitar adulterações nesse tipo de transação.

O grande segredo desse sistema é a distribuição das entradas digitais de registro entre a infraestrutura, que fornece um consenso sobre como cada transação ocorre, tornando cada transação o mais transparente possível.

O-que-é-Blockchain-e-Como-Funciona
Foto: Reprodução Pixabay

A partir do momento em que uma transação é recebida pelo sistema Blockchain, ele executa uma serie de algoritmos matemáticos, para em seguida avaliar e verificar o histórico do bloco individual proposto. Dessa forma, o sistema consegue concluir se o histórico da movimentação e a assinatura são realmente válidos, permitindo assim a aceitação da nova transação em sua cadeia de registros.

Esta forma de funcionamento da Blockchain é o que permite a realização de transações sem a necessidade de haver um polo central para validar ou inviabilizar as transações, tornando assim os processos complexos muito mais ágeis e eficientes.

Por que adotar o sistema Blockchain é mais vantajoso?

A partir do momento em que o sistema Blockchain é adotado para verificar e definir as transações mais complexas, isso elimina a necessidade de uma série de elementos de compensação.

Além disso, a adoção desse tipo de sistema também permite a ausência de um intermediário na organização de negócios, o que reduz os custos e também melhora a velocidade no qual as transações são realizadas, avaliadas e definidas.

Como se já não bastasse todas estas vantagens, a Blockchain também é um sistema seguro, uma vez que opera utilizando a criptografia, tornando as transações mais confiáveis e protegidas contra ameaças e ações mal intencionadas da tecnologia.

Portanto, agora que já sabe o que é Blockchain e como funciona esse sistema inovador, procure fazer uma análise e veja se a sua implementação é ou não viável para tornar as transações do seu negócio muito mais rápidas, eficientes e seguras!

Gostou do artigo? Então comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre esse assunto!

Leia mais:

O que é Bitcoin e Como a Moeda Funciona?

Top 3 Aplicativos para Assistir TV no Android!

WhatsApp Web Ganha Mais Uma Atualização!

Curso Internet na Melhor Idade!

Novo Recurso Aumenta Segurança no Acesso do WhatsApp!

Gostou da Atualização no WhatsApp Web? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

O que é Blockchain e Como Funciona?
Avalie!

Recomendados Para Você:

Adicionar Comentário