O que é Banda Estreita e NB-IoT? Como Funciona?

A tecnologia tem avançado cada vez mais e quando se fala em internet ninguém quer saber de banda estreita. Mas a realidade é que com o desenvolvimento da internet, se faz necessário o desenvolvimento de novas alternativas de conectividade, atualmente tem aumentado a procura por opções que consuma menos energia.

A banda larga é conhecida por sua conexão vantajosa, quem conhece não abre mão desse tipo de conexão, seja por meio de uma rede sem fio ou cabo. Ela permite navegar na internet em alta velocidade fazendo com que o tempo seja otimizado da melhor forma possível na hora de carregar um vídeo por exemplo.

Portanto é entendível se alguém questionar qual é a vantagem de uma banda estreita, realmente soa como algo estranho ou até mesmo ultrapassado, mas na verdade nos próximos anos essa mudança deve ocorrer no intuito de viabilizar o uso inteligente da internet.

O que é banda Estreita e NB-IoT

O NB-IoT é um protocolo de comunicação proveniente de uma das áreas de telecomunicação LPWA (grande alcance com baixo consumo de energia), esses protocolos são usados exclusivamente para aplicações M2M variantes do 4G. Esses protocolos são de banda estreita que utiliza uma taxa de dados baixa.

Leia Mais:

Gírias da internet: Você Sabe Quais São e o que Significam?

7 Dicas Para Você Navegar com Segurança na Internet!

Aluguel de Imóveis pela Internet: Como Funciona?

Como Proteger com o WhatsApp, Facebook e Gmail?

7 Ideias de Negócios Lucrativos para Ganhar Dinheiro na Internet!

Gírias da internet: Você Sabe Quais São e o que Significam?

5 Dicas para Manter Seus Hábitos Seguros!

O protocolo NB-IoT tem a finalidade de atender dispositivos móveis. Outro ponto positivo é que ele aumenta a vida útil dos dispositivos reduzindo consumo de bateria fazendo com que a mesma chegue a durar 10 anos sem necessitar de troca.

A Frequência usado em boa parte das aplicações é a de telemetria. Sua baixa frequência possibilita o tráfego de dados a longa distância podendo alcançar até 100 km. Essa frequência não é uma novidade pois é a mesma que era utilizada para o sinal analógico de tv’s.  Aos poucos sua utilização vem sendo liberada por parte das operadoras.

Como Funciona a Banda Estreita e NB-IoT

A Banda Estreita e NB-IoT também possui um nome popular conhecido como internet das coisas, essas formas de conectividade estão muito ligadas a rastreamento e monitoramento através de transmissores de dados e até mesmo sensores.

Separamos três exemplos onde pode ser feita de aplicação:

  • Cidades inteligentes

Sendo bem aplicado o NB-IoT pode ser muito útil no controle de iluminação de ruas, indicando lugares vazios em estacionamentos, informando latas de lixos a serem esvaziadas e até mesmo monitorando condições ambientais e avaliando estradas.

  • Edifícios inteligentes

Nesse caso pode ser feita a conexão nos da Banda Estreita nos sensores para que possa ser realizado o envio de alertas relacionados a problemas de manutenção no edifício, podendo inclusive realizar algumas pequenas tarefas automatizadas como controle de luz e aquecimento.

  • Medição inteligente

Também é possível monitorar medições de gás e água através de pequenos transmissores de dados. Uma boa cobertura é essencial para a medição inteligente.

NB-IoT possui uma cobertura excelente para resolução de problemas em áreas difíceis como áreas rurais remotas e subsolos.

No Brasil tem sido feito alguns testes com o intuito de implementar a novidade da Banda Estreita. Por isso é bom se informar e ficar bem por dentro do assunto para não ser pego de surpresa com essa evolução da conectividade.

Adicionar Comentário