O que é a Mensagem RCS? É o novo SMS? Como funciona

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os torpedos estão caindo em desuso, a Mensagem RCS é uma modalidade inovadora, que chegou para desmentir essa ideia e suprir a necessidade de interação e comunicação direta por dispositivos móveis que muita gente apresenta hoje em dia.

Quer saber mais sobre essa novidade? Então continue lendo esse artigo e descubra o que é a Mensagem RCS e mais:

  • Quem pode usar esse tipo de mensagem;
  • Como ela funciona;
  • Se a mensagem RCS está disponível para iPhone;
  • Se este recurso já está operando no Brasil.

Confira!

Afinal, o que é Mensagem RCS?

A Mensagem RCS (Rich Communications Service) é um protocolo de comunicação que se baseia na estrutura oferecidas pelas operadoras de telefonia, mas, que oferece os mesmos recursos de texto e imagem do Whatsapp, Telegram e outros apps do gênero.

Ele traz todas as principais características das mensagens trocadas por esses aplicativos. É possível escrever mensagens com mais de 160 caracteres, adicionar imagens, textos ou vídeos,  e até mesmo criar grupos.

Um dos grandes diferencias desse novo SMS é que, ao contrário da dinâmica antiga, ele não é cobrado por mensagem, mas por consumo de dados.

Todo mundo pode usar Mensagem RCS?

Para usar a Mensagem RCS é necessário ter chip de uma das três parceiras do Google no projeto, que são as operadoras Oi, Vivo e Claro.

A TIM, que até então tinha dito que não iria aderir ao protocolo, em 2019, mudou o seu posicionamento. Ela afirmou que vai aderir ao projeto, mas, que ainda não escolher um fornecedor.

Além disso, o destinatário e o remetente precisam usar o aplicativo Android Mensagens.

Basicamente é a mesma coisa que ter um Whastsapp, mas, é a estrutura das operadoras que será usada.

E engana-se quem acredita que para usar a Mensagem RCS será necessário fazer algum plano específico. Também é possível enviar esse tipo de conteúdo usando uma rede Wi-Fi.

E como funciona a Mensagem RCS?

O novo SMS usa o sistema de nuvem de Google para conectar diferentes operadoras em vários países. Assim, por exemplo, um cliente da Oi no Brasil pode enviar uma Mensagem RCS para um cliente da Sprint, nos Estados Unidos.

O Mensagem RCS está disponível para iPhone?

A resposta é não, o Mensagem RCS está disponível apenas para quem utiliza o Android Messenger. Até o momento a Apple não demonstrou interesse em aderir ao protocolo.

Isso porque, essa decisão iria totalmente contra a premissa de exclusividade da marca. A empresa não quer deixar seu próprio app de mensagens compatível com outros. Principalmente levando em conta todos os recursos exclusivos que ela oferece.

Caso um usuário de iOS envie uma Mensagem RCS para outro, ela chegará como SMS normal ou MMS.

O recurso já está totalmente ativado no Brasil?

Por enquanto a Mensagem RCS ainda não está totalmente ativada no Brasil. Isso porque algumas operadoras ainda estão escolhendo os fornecedores e adequando suas estruturas.

A OI já colocou em prática esse serviço. Ao longo dos próximos meses as demais operadoras devem anunciar se colocarão o protocolo em funcionamento ainda esse ano, ou se levarão mais tempo.

Mas, no geral, a Mensagem RCS já é uma possibilidade mais vantajosa para os brasileiros. Agora eles têm um novo SMS, bem mais eficaz e barato.

Fonte: Mobiletime

Leia Mais:

Como Apagar Mensagens Enviadas no Telegram!

Como Converter Áudios em Mensagens de Texto no Whatsapp?

Como Escolher um Celular Android de Baixo Custo!

Novo Recurso Aumenta Segurança no Acesso do Whatsapp!

Como Reinstalar o Android Original?

Gostou?! Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest e linkedin) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg

Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts

Pinterest: https://br.pinterest.com/sejadigitalblog/

Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/

Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

O que é a Mensagem RCS? É o novo SMS? Como funciona
Avalie!

Adicionar Comentário