Mindfulness: O que é e Como Funciona?

As muitas tarefas do dia a dia exigem muito da nossa mente, são tantos compromissos a serem resolvidos dentro de um dia e por vezes somos tomados pela ansiedade, pelo cansaço físico e psicológico. É comum a mente se perder em vários pensamentos e divagar quando na verdade deveria estar focada em algo. Ainda bem que existe o Mindfulness.

Você deve estar se perguntando Mindfulness? Mas o que é isso? Iremos explicar direitinho o que é como funciona. Essa técnica se faz necessária a muitos que tem entrado em um estado de estresse e ansiedade fora do normal. A falta de consciência e foco pode comprometer várias áreas da vida de uma pessoa se não for tratada com a devida atenção.

Focar no momento presente é muito importante, é preciso tomar cuidado para não fazer do presente algo vivido no automático enquanto os pensamentos se perdem entre passado ou até mesmo um futuro que se deseja. Os prejuízos de uma mente vazia são muitos e é preciso dar atenção a isso.

O que é o Mindfulness?

O Mindfulness é um conjunto de técnicas realizadas de forma prática que tem como objetivo despertar a mente de forma saudável, fazendo dela sua aliada na busca de manter o foco no momento presente.

Estudiosos dizem que o cérebro do ser humano está sempre em busca de conforto e prazer quanto menos consciência você tiver das decisões que precisa tomar menos energia mental será gasta, o que contribui para que o cérebro fique cada vez mais confortável.

Essa técnica chamada Mindfulness faz com que a pessoa busque a concentração da sua mente mantendo o foco no momento presente; a questão não é impedir que a mente divague e sim trazer a mente de volta quando ela divagar, não permitindo que esse período inconsciente permaneça por horas ou até mesmo por todo o dia.

Veja Como Funciona o Mindfulness:

O Mindfulness funciona através de algumas práticas específicas que devem ser realizadas diariamente para se obter resultados satisfatórios. Dentre as práticas a mais conhecida é a técnica de respiração, mas também existem outras como âncora auditiva e as emoções.

A base principal do Mindfulness é a meditação e em praticamente todas as técnicas e meditação está presente. As técnicas prometem aumentar a produtividade do dia e acabar com a procrastinação. Vamos ver como funciona algumas dessas técnicas:

  • Respiração

A técnica da respiração é muito conhecida. A respiração é uma ferramenta fundamental pois é algo que fazemos automaticamente sem prestar atenção.

Uma vez que prestamos atenção em nossa respiração passamos a ter condições de deixa-la mais lenta estimulando o cérebro a relaxar diminuindo assim a ansiedade.

  • Âncora auditiva

Sons que podem ser um incômodo para muitas pessoas tem o poder de serem usados como uma das técnicas de meditação do Mindfulness para acalmar o estresse. O ideal é que sejam sons constantes como ruído de ventilador, uma música, o pingar da chuva, ou até mesmo o barulho de carros passando na rua.

  • Emoções

No dia a dia você pode sentir diversos tipos de emoções sem mesmo percebê-las ou entender porque. A técnica nos estimula a meditar quais emoções estamos sentindo, o porquê e se elas devem permanecer.

Por isso que com a mindfulness e meditando entendemos que emoções são passageiras e por isso não devemos nos prender a elas.

Leia Mais:

Biometria Iris e Retina: O que é? Como Funciona?

Biometria Facial: O que é? Como Funciona?

Truques para Usar o Google Maps!

Como Arquivar Fotos no Google Fotos?

Aplicativos Pagos Estão de Graça no Google Play!

13 Serviços do Google que Muitos Não Conhecem

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest)

Adicionar Comentário