Inscrições Projovem 2018: O que é e Como Funciona?

Além de aumentar as chances de se qualificar e entrar de vez no mercado de trabalho, o programa Projovem 2018 surge com a intenção de ajudar na profissionalização e formação de milhares de pessoas em todo o país.  Para evitar a evasão escolar, que ainda é um dos maiores desafios para o Brasil, e incentivar os jovens a retomarem sua jornada escolar com a chance de poder sonhar em um futuro melhor, as inscrições Projovem 2018 já estão abertas.

Diante desse cenário, selecionamos as principais informações sobre essa iniciativa em parceria com o Ministério da Educação. Confira todos os detalhes e como proceder com as inscrições Projovem 2018, melhorar o seu currículo definitivamente e de forma gratuita. Confira!

O que é o Projovem?

O Projovem surge com a intenção de garantir a capacitação de jovens brasileiros que estão na faixa etária entre 18 e 29 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental. O único grande pré-requisito é que os candidatos saibam ao menos ler e escrever.

Quando o assunto é educação, o Brasil ainda não consegue alavancar resultados positivos em toda a sua capacidade, salvo algumas exceções e estados que cumprem seu papel de forma regular. É de conhecimento da grande maioria da população que um dos fatores básicos de desenvolvimento econômico e social de qualquer país do mundo se inicia através da educação.

O programa Projovem, que possui parceria com Ministério da Educação (MEC), já beneficiou centenas de jovens, pois além de ensinar a teoria aos alunos com certificação de ensino profissionalizante, também o incentivam de maneira prática sobre como serão so primeiros passos em sua primeira profissão.

Veja também: [ Como Consultar Certificado de Reservista Online? ]

Como fazer inscrições Projovem 2018?

Nesse ano, as matrículas estarão abertas somente até o dia 28 de fevereiro, já com aulas iniciadas em março, como previsto. Ao todo, o programa Projovem abrirá 54 mil vagas no Brasil.

As vagas estarão distribuídas em duas modalidades destinadas aos centros urbanos e campo/rural.  A previsão da modalidade Projovem Urbano é de que sejam oferecidas 43 mil vagas. Já a previsão da modalidade Projovem Campo é de que seja oferecidas 11 mil vagas divididas.

Para realizar as inscrições Projovem 2018, os candidatos deverão entrar em contato com as unidades escolares selecionadas em cada cidade ou a secretaria de educação municipal de sua cidade. Basta levar a seguinte documentação: certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, cópias de RG e CPF, comprovante de escolaridade e duas fotos 3×4.

Como funciona o Projovem?

O Programa Projovem foi criado com o objetivo oferecer toda a qualificação profissional e o engajamento dos jovens que desejam e necessitam concluir o ensino fundamental. Todos os candidatos inscritos no programa contam com aulas de educação básica, de informática e qualificação profissional.

Geralmente as aulas ocorrem no período noturno e nas edições anteriores, os alunos receberam uma bolsa auxílio no valor de R$ 100, que a princípio não está garantido para o programa de 2018.

A carga horária total do curso é equivalente de 2 mil horas que são cumpridas ao longo de 18 meses para a modalidade Projovem Urbano e de 24 meses para a modalidade Projovem Campo.

Quais as cidades participantes do programa?

Aqui você pode conferir quais são todos os estados e municípios que oferecem oportunidades para as inscrições Projovem 2018.

Vale destacar novamente a importância desse programa para o futuro do Brasil, pois além da dar novas expectativas e alimentar os sonhos de muitos jovens, traz novas oportunidades e possíveis mão de obras qualificadas para o mercado. Isso poderá mudar a vida de muita gente!

Fiquem atentos as Inscrições Projovem 2018! Compartilhe a notícia com seus amigos e familiares!

Leia Mais:

Como Funciona o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais

Aplicativo Bolsa Família

Como Saber o Número do NIS do Bolsa Família?

Tv Digital Aberta e Tv Digital em Assinatura – Qual a Diferença?

Qual a Diferença entre Conversor e Receptor de Tv Digital?

Qual a Diferença Entre Tv Analógica e Digital?

Como Funciona o Sinal Digital?

Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest e linkedin) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Inscrições Projovem 2018: O que é e Como Funciona?
5 (100%) 2 votes

4 thoughts on “Inscrições Projovem 2018: O que é e Como Funciona?

  1. EDSON JOSE MARQUES MORAIS

    Resposta

    Pode se insncrever no Projovem quem tem 17 anos mas vai completar 18 este ano? e quem completou 30 este ano também pode se inscrever?

Adicionar Comentário