ID Jovem: Cadastro e Quem Tem Direito | Confira Aqui!

O ID Jovem é um programa criado pelo Governo Federal, para garantir os direitos e conquistas previstas no Estatuto da Juventude. Esse programa visa promover o documento de identificação para jovens entre 15 e 29 anos de idade.

Ele já é utilizado em vários Estados e oferece uma série de benefícios. O Id Jovem permite, por exemplo, o pagamento de meia-entrada em eventos artísticos-culturais/esportivos, bem como embarque gratuito em transportes interestaduais.

Continue lendo esse post e descubra quem tem direito ao ID Jovem e como fazer o seu cadastro nesse programa. Confira!

Quem tem direito a ID Jovem?

Com o intuito de deixar o ID Jovem sustentável, de modo que atenda realmente a quem precisa, o Governo Federal estabeleceu alguns pré-requisitos para o ingresso nesse programa. São eles:

  • Ter entre 15 e 29 anos (o participante não precisa ser, necessariamente, estudante);
  • A renda familiar deve ser de no máximo dois salários mínimos;
  • Ser cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Ter cadastro em pelo menos 24 meses no CadÚnico;
  • Ter o número de Inscrição Social.

Como fazer o Cadastro da ID Jovem?

Para fazer o ID Jovem é bem fácil. Se você se enquadrar em todos os pré-requisitos, basta ter em mãos os seus documentos (RG, CPF, Título de Eleitor, CTPS entre outros) e seguir o passo a passo abaixo.

  1. Acesso o site do ID Jovem clicando nesse link;
  2. Em seguida, preencha o formulário com os seus dados pessoais. Atenção, pois, qualquer erro irá impedir que você gere o seu documento;
  3. O próximo passo é inserir uma foto atual. Você pode tirar com o seu próprio smartphone ou webcam. Depois é só clicar em Escolher Arquivo no campo Inserir Foto e selecionar a imagem;
  4. Clique em Gerar ID.

Se tudo estiver certo, a sua ID Jovem será gerada automaticamente. Guarde esse cartão digital ou providencie a sua impressão. Esse documento será necessário para usufruir dos benefícios do programa.

Caso falte algum documento ou algum erro ocorra durante o cadastro, você deverá ir até o CRAS, Secretaria de Assistência Social ou Setor do Cadastro Único do seu município.

Aplicativo ID Jovem:

Para facilitar ainda mais o dia a dia dos beneficiados do ID Jovem, o Governo Federal também criou um aplicativo do programa. Ele está disponível de maneira gratuita para dispositivos Android e iOS.

Com ele você pode apresentar a versão digital do cartão de beneficiário, na hora de usufruir de algum benefício, como, por exemplo, pagar meia-entrada em eventos artísticos-culturais ou esportivos.

Para baixar o app ID Jovem é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra a app store do seu smartphone;
  2. Digite ID Jovem no buscador e toque na lupa;
  3. Localize o app do programa e toque em instalar;
  4. Aguarde o download e instalação do aplicativo.

Pronto! Agora você já pode usar esse app no seu smartphone. Inclusive é possível gerar o seu documento de identificação através dele em apenas alguns minutos.

A ID Jovem é uma iniciativa que visa garantir os direitos e conquistas da juventude brasileira. Se você se enquadra nos pré-requisitos do programa, não deixe de se cadastrar pelo site, app ou no CRAS do seu município.

Leia Mais:

Inscrições Projovem 2019

Aplicativo Bolsa Família

Como Saber o Número do NIS do Bolsa Família?

Como Funciona o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais

Como Fazer a Consulta do RG Online?

Como Cancelar o Contrato do Fies?

Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest e linkedin) 

Adicionar Comentário