Empregada Doméstica Tem Direito ao PIS?

Empregada doméstica tem direito ao PIS? Esta é uma pergunta que muitas empregadas, e até mesmo seus empregadores, vivem fazendo, até mesmo por não conhecer bem os direitos que esta classe trabalhadora possui.
Também não é para menos, pois até pouco tempo atrás, esta classe não apresentava direitos ou garantias, nem sequer recebia hora extra, decimo terceiro, dentre outros benefícios.
Mas, se você deseja se informar melhor sobre esse assunto, então não deixe de ler esse post e descubra se empregada doméstica tem direito ao PIS hoje em dia.
Confira!

Mas o que vem a ser o PIS?

Para quem não entende muito bem o que vem a ser o PIS, este é um programa de integração que faz parte dos vários benefícios que o Governo Federal oferece, para os trabalhadores inscritos neste programa, que atuam em empresas privadas.
Para receber este benefícios, o trabalhador precisa atender a alguns requisitos, como:

  • Ter cadastro no PIS há, pelo menos, 5 anos;
  • Receber no máximo dois salários mínimos mensais.

Atendendo aos requisitos listados acima, você passa a ter direito ao Pis. Agora a dúvida que fica nesse caso é:

Empregada doméstica tem direito ao PIS?

A resposta é não. Isso porque, só tem direito a receber este benefício, o trabalhador que atua em empresa privada. E uma residência, não pode ser considerada uma empresa.
Sendo assim, a empregada doméstica não tem direito de receber o PIS, como acontece com uma faxineira de escola pública, por exemplo.
Mas vale lembrar que as leis trabalhistas estão em constante reformulação. E nada impede que, no futuro, essa realidade mude e as empregadas domésticas passem a receber o PIS, assim como acontece com outros trabalhadores hoje em dia.
Agora, também é preciso considerar que, para haver uma mudança como essa, é necessário que a situação econômica do pais melhore consideravelmente.
Isso porque, uma alteração como essa, que faria a empregada doméstica ter direito ao PIS, é algo que acabaria gerando um rombo enorme na Previdência Social.
Sendo assim, como o país está passando atualmente por um ajuste fiscal, encarar essa possibilidade como algo viável a curto prazo, seria muito difícil.
Mas, nada impede que esta pauta seja discutida novamente em alguns anos. Até mesmo porque, esta classe trabalhadora vem conquistando algumas vitórias no decorrer dos anos, como o fato de ter os seus direitos trabalhistas reconhecidos, por exemplo.
Portanto, fica então a esperança para que milhares de empregadas domésticas possam ter essa questão revista por seus governantes e assim consigam conquistar mais esta vitória, que é passar a receber o PIS, um direito muito importante e que pode render bons frutos a esta classe.
Gostou do artigo? Ficou com dúvidas se a empregada doméstica tem direito ao PIS? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

Leia Mais:

Extrato do PIS 2018: Como Consultar?

Tabela do PIS 2018: Saiba Tudo Sobre esse Assunto

Como Consultar o Seguro Desemprego Pela Internet?

Como Fazer a Consulta do RG Online?

Como Abrir um MEI pela Internet?

Como Saber o Número do NIS do Bolsa Família?

Como Usar a Carteira de Trabalho no Android e iOS?

CNH Digital: Sua Carteira Nacional de Habilitação!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Empregada Doméstica Tem Direito ao PIS?
Avalie!

Adicionar Comentário