Dicas de Segurança Para Impedir que Aplicativos Roubem os Dados de seu Celular

O número de golpes e fraudes pela internet tem aumentado cada vez mais. Logo, é importante colocar em prática algumas dicas para impedir que aplicativos roubem os dados do seu smartphone.

Boa parte dos usuários autoriza o acesso desses apps as informações, sem saber que estão correndo grandes riscos. Isso porque, existem vários tipos de malwares e outros agentes nocivos que podem roubar as informações do seu celular.

Diante disso, veja nesse post, dicas de como impedir que aplicativos roubem os seus dados. Confira!

Veja como impedir que aplicativos roubem os dados do seu smartphone

Quer saber como Proteger Celular Contra Hacker? Então confira abaixo algumas dicas para aumentar a segurança do seu smartphone.

1.     Use um a tela de bloqueio como um Protetor de Dados

A tela de bloqueio é um excelente Protetor de Dados. Muitas pessoas não sabem, mas boa parte dos roubos de informações acontecem por erros humanos.

Alguém que deixou o celular desbloqueado, ou que até mesmo não usa nenhum tipo de sistema de bloqueio. Ao contrário do que muita gente pensa, não é tão fácil assim acessar o sistema de um smartphone. Os golpes ocorrem mais por descuido, do que por hackers habilidosos.

Por isso, use a tela de bloqueio a seu favor. Opte por senhas longas ou desenhos complexos. Além disso, ative a opção do seu celular bloquear a tela pouco tempo após não ter atividade.

2.     Faça a criptografia dos seus dados

A criptografia é um dos mecanismos de segurança mais seguros e eficazes. Basicamente, através delas você transforma os seus dados em um código único e complexo.

E apenas quem tiver a chave desse código, poderá descriptografá-lo. Ou seja, suas informações ficarão bem mais protegidas.

Inclusive, muitos aplicativos já usam esse tipo de recurso, como é o caso do Whatsapp.

3.     Fique de olho nas permissões

Você sabe exatamente o que está permitindo ao clicar em ACEITO durante a instalação de um app? Muita gente não faz ideia do tipo de permissão que está concedendo ao fazer isso.

Vários apps conseguem acessar recursos como contatos, fotos, e até mesmo a câmera do seu smartphone. Por isso, mais uma das dicas de como impedir que aplicativos roubem os dados do seu smartphone, é verificar as permissões de todos os apps.

Para isso, é só ir em configurações e depois em APLICATIVOS E NOTIFICAÇÕES. Você verá tudo que está permitido, e poderá até mesmo vetar a permissão.

4.     Atualize seu sistema operacional

Quem invade smartphones remotamente se aproveita das falhas e brechas de um sistema. E geralmente elas surgem quando o sistema está desatualizado.

As desenvolvedoras fazem atualizações constantes justamente para fechar todas essas portas. Por conta disso é importante manter o sistema operacional do seu smartphone sempre atualizado.

Isso também é válido para os aplicativos e outros recursos do seu celular. Quanto mais desatualizado o seu aparelho estiver, mais fácil será de algum criminoso digital invadi-lo para roubar suas informações.

Agora que você sabe como impedir que aplicativos roubem os dados, não deixe de colocar essas dicas em prática.

Leia Mais:

5 Dicas de Segurança Para E-mail

7 Dicas para Você Navegar com Segurança na Internet!

Golpe no Gmail: Fique Atento aos Documentos Compartilhados!

O que é Phishing e Como ele Funciona?

Como Rastrear o Celular com Android!

Top 3 Aplicativos para Assistir TV no Android!

Conheça 5 Aplicativos para Aumentar Sua Produtividade!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest) 🙂

Adicionar Comentário