Deep Web e Dark Web: Você Conhece a Diferença Entre Elas?

Se você usa a internet em algum momento, provavelmente já deve ter ficado confuso em relação as expressões Deep Web e Dark Web. Esses dois conceitos tem nomenclaturas parecidas, mas representam camadas totalmente diferentes.

A grande maioria dos usuários só tem acesso a Surface Web. Ou seja, a pontinha do iceberg em que todos os links são indexados e você consegue achar coisas depois delas passarem por uma série de filtros.

Mas acontece que há uma infinidade de outras informações e serviços nas chamadas Deep Web e Dark Web.

Qual A Diferença Entre Deep Web e Dark Web?

Bom, agora vamos esclarecer a diferença entre Deep Web e Dark Web.

A Deep Web, ao contrário do que muitos veículos de comunicação espalham por aí, não é aquela onde os criminosos divulgam seus serviços obscuros. Na verdade, ela armazena todos os sites não indexados por motores de busca.

Basicamente, ela concentra informações que você realmente precisa se esforçar para achar. E acredite, tudo o que você quiser procurar estará na Deep Web.

Lá você pode encontrar de tudo, mas, para conseguem acessá-la, é necessário usar redes criptografadas, que escondem a sua identidade. Entre as mais populares estão a Tor, o i2p e o FreeNet.

Esses softwares têm uma função simples. Eles escondem o seu IP e os seus dados, para que você possa acessar a Deep Web sem qualquer problema.

Mas, antes de querer acessar essa camada é importante que você fique por dentro de algumas informações importantes. A primeira delas é que os servidores usados pelos sites registrados não são iguais aos que costumamos ver.

Os domínios “.tor”, por exemplo são completamente independentes do ICANN. Ele é o órgão responsável o DNS de cada domínio espalhado pelo mundo.

Nem tudo que está da Deep Web é ruim. Assim como nem todo mundo que acessa ela quer fazer algo de criminoso.

A grande questão é que você não terá nenhum dos filtros usados pelos buscadores como o Google. Você estará nela por conta e risco, podendo encontrar coisas bacanas (como aquele documentário que você precisava para o TCC) ou coisas realmente ruins.

E é aí que falamos da Dark Web:

A Dark Web é uma “subcamada” da Deep Web. É nela onde você pode encontrar todo o tipo de coisa obscura, criminosa e bizarra que pode imaginar. E é ela que gerou a grande maioria dos mitos relacionados a própria Deep web.

Mas acredite, acessar essa zona tão escura da internet não é fácil. A não ser que você tenha um conhecimento avançado em criptografia de ponta, ou muita sorte, conseguirá chegar até ela.

E aqui meu amigo, você entrará em um mundo tenso e perturbador. De comércio de drogas até pornografia infantil, é possível encontrar o que há de mais obscuro do ser humano nesse local. Até mesmo contratar assassinos de aluguel é possível.

Então, trate de ficar longe desse lugar.

O objetivo desse post é mostrar a diferença da Deep Web e Dark Web e porquê você deve ficar longe dessa segunda.

Leia Mais:

5 Coisas Absurdas Encontradas na Deepweb

7 Dicas para Você Navegar com Segurança na Internet!

Serviço de Voz do WhatsApp é Cada Vez Mais Usado no Brasil!

Atualização no Whatsapp Web Sincroniza Documentos e Links!

WhatsApp Web Ganha Mais Uma Atualização!

Novo Recurso Aumenta Segurança no Acesso do WhatsApp!

5 Dicas para Manter Seus Hábitos Seguros!

Gostou? Compartilhe com seus amigos e familiares clicando no botões acima (facebook, twitter, pinterest e linkedin)

Adicionar Comentário