Compras em Supermercado Online Vale a Pena?

Será que fazer compras em supermercado online vale a pena? Estudos revelam que fazer as compras de supermercado pela internet pode ser até 57% mais caro do que ir até uma loja da rede. De quatro empresas que atuam no mercado virtual pesquisadas por uma reportagem, todas elas apresentavam diferenças de preços. As divergências, porém, podem ser compensadas porque, segundo especialistas, a compra pela internet é mais racional e o consumidor economiza.
As diferenças acontecem porque cada mercado tem uma política de preços diferente, composta do custo do produto, da margem da empresa e dos impostos.

Compras em Supermercado Online
Foto: Reprodução

Se a empresa tem interesse em fazer com que a loja virtual venda mais, ela pode mexer em um desses pontos para fazer um preço mais atraente. Economicamente, a compra on-line tem suas vantagens, segundo a professora de Administração da UFPR Ana Paula Mussi Cherobim. Ela ressalta que a compra virtual é mais racional porque no supermercado on-line a compra por impulso diminui, pois o consumidor não está exposto a todos os produtos. Conforme o carrinho virtual vai enchendo, o consumidor também consegue ver o preço total da compra que, se estiver muito acima do esperado, pode ser diminuída. “Se colocar no papel o tempo gasto para estacionar, comprar e descarregar os produtos, além do que o consumidor gasta por impulso, a taxa de entrega não fica alta. É caro para quem compra pouco, para as compras do dia a dia. Nas compras semanais e mensais, vale muito a pena”, analisa.
As diferenças acontecem, segundo Henry Lira, coordenador do Disque-Economia, porque são canais distintos e mesmo lojas da mesma rede apresentam valores que não são os mesmos. “É um outro segmento, que, mesmo sendo da mesma rede, apresenta diferenças, não é homogêneo. Além disso, muitas vezes as lojas virtuais não têm a mesma disposição das lojas físicas. Esse é um serviço muito recente e ainda há poucas redes atuando no mercado on-line, tornando a concorrência pequena”, avalia. “O diferencial não é nem a taxa de entrega, mas sim o atendimento”, acrescenta.
O Brasil é o país que terá o maior crescimento no setor compras em supermercados online nos próximos anos, entre 11 analisados. Junto com a Índia, o comércio no setor, que movimentou ano passado mais de 3 bilhões deve crescer 29% ao ano. O dado foi levantado pela KPMG Internacional, que realizou uma pesquisa recente sobre os supermercados on-line. Entre outros aspectos, a pesquisa também mostra que depois de roupas, livros e outros produtos como os eletrônicos, a compra de mantimentos está surgindo como a categoria que está mais crescendo no varejo on-line. Os principais fatores que impulsionam ou impedem o crescimento do setor são os preços competitivos e o aumento do uso de smartphones, além do ceticismo dos consumidores, a falta de promoções e de interação pessoal, o atraso nas entregas e o temor sobre a segurança no momento da entrega em casa.
Então a resposta é sim se você ficar atento às promoções e as compras em supermercado online a cada vez. Mas, se você é daqueles que tem que pegar no produto para ver se é bom, deverá continuar fazendo suas compras no supermercado físico próximo da sua casa.
Leia Mais:

17 Indicadores de Desempenho Para Ecommerce!
Quais São os Tributos Pagos Por Uma loja Virtual?
Como Começar um E-commerce do Zero?

6 Tendências para Apostar no E-commerce em 2017!
Marketing Automatizado – Leadlovers
Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Compras em Supermercado Online Vale a Pena?
Avalie!

Recomendados Para Você:

One thought on “Compras em Supermercado Online Vale a Pena?

Adicionar Comentário