Como Descartar Lixo Eletrônico?

Saber descartar lixo eletrônico é fundamental nos dias de hoje. Aparelhos do gênero, se descartados de forma incorreta, podem prejudicar e muito o meio-ambiente.

Isso porque eles possuem uma série de substâncias que podem ser extremamente prejudiciais. Entre elas podemos citar o lítio, chumbo, mercúrio entre vários outros.

Só para ter uma ideia de como esse tipo de cuidado é importante, segundo pesquisas nós descartamos cerca de meio quilo de equipamentos eletrônicos todos os anos. Imagine o impacto deles para o meio ambiente.

Para combater esse tipo de problema, continue lendo esse post e conheça algumas opções sustentáveis para você estar descartando o seu lixo eletrônico da forma correta.

Confira!

Quais as opções sustentáveis para descartar lixo eletrônico?

Existem várias formas de você descartar lixo eletrônico de forma sustentável. E para te ajudar nós separamos algumas das principais. Confira!

1.    Devolva para o fabricante

Muitas empresas, principalmente as de informática, possuem sistemas para coletar esse tipo de lixo. Basicamente, você entra em contato com a marca via e-mail ou telefone e informa que há um aparelho a ser descartado.

Ela então agenda o recolhimento dele diretamente na sua residência.

Em alguns casos, você também pode levar os equipamentos eletrônicos diretamente nos postos de coleta como livrarias e lojas.

Entre as empresas que trabalham com esse tipo de sistema podemos citar Apple (contato pelo telefone 0800-7723126 ou e-mail applecs@oxil.com.br); HP (lojas Kalunga ou Saraiva); Lenovo (canais de contato 0800-8850500 ou reciclar@lenovo.com) entre outras.

2.    Doe para ONGs

Mais uma das formas de descartar lixo eletrônico é doando esses itens para instituições que trabalham como a coleta e reutilização de componentes eletrônicos. Uma delas é a Associação Brasileira de Distribuição de Excedentes.

A iniciativa consegue identificar doadores e ONGs e fazer esse meio de campo para que os aparelhos cheguem até as entidades. Para conferir que locais podem usar aquele seu monitor velho ou notebook antigo, basta acessar a página da associação.

3.    Descarte em cooperativas que realizam a reciclagem de itens eletrônicos

Mais uma das maneiras de você descartar lixo eletrônico é levando-os até cooperativas que trabalham com a reciclagem desse tipo de item. Nesse tipo de local os itens passarão por um processo de triagem, e depois ganharão novas funções.

Uma das cooperativas que você pode fazer esse tipo de descarte é Coopermiti, que atua na cidade de são Paulo. Você pode levar os seus aparelhos velhos em um dos pontos de coleta. Para conferi onde eles ficam basta acessar o site da iniciativa.

Caso a quantidade de itens seja grande, você também pode agendar uma coleta. Nesse caso a cooperativa enviará um caminhão até o seu endereço. Para fazer o agendamento clique nesse link.

Também existem iniciativas com postos de coleta em todo o Brasil. É o caso da E-Cycle. Além de recolher itens eletrônicos, ela também recolhe outros materiais.

Para conferir quais são os pontos de coleta mais próximas do seu endereço, basta acessar esse link e informar o tipo de material e seu CEP.

Conclusão

Viu como é possível descartar lixo eletrônico corretamente e sem complicação? Faça você também a sua parte e contribua com a sustentabilidade.

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de descartar itens eletrônicos? Deixe ela nos comentários que responderemos assim que possível.

Leia Mais:

Não Quer Mais Sua Tv de Tubo? Veja o que Fazer com Ela!

O que Fazer Com o Celular Velho?

Como Calibrar os Sensores do Smartphone?

Como Aumentar a Vida Útil do Celular e da Bateria?

Como Remover Aplicativos no Android?

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter e pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg

Pinterest: https://br.pinterest.com/sejadigitalblog/

Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog

Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/

Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Adicionar Comentário