Como Cancelar o Contrato do Fies?

Se você faz faculdade pelo Fies e desistiu ou resolveu trocar de curso, saiba que é necessário cancelar o contrato do Fies.

Todo o processo é realizado pela internet, sendo essencial para que você consiga antecipar o período de carência, bem como a amortização.

Dessa forma, você se manterá em dia com o Governo Federal, e não terá problemas futuros com cobranças por um curso que você não finalizou, ou trocou.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber para cancelar o contrato do FIES de um jeito simples, prático e eficiente.

Como Cancelar o Contrato do Fies: Passo a Passo

Todo o processo para Cancelar esse tipo de contrato, é feito através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Em poucos minutos é possível finalizar o financiamento. Confira abaixo como fazer:

Cancelar o Contrato do Fies
Foto: Site http://sisfies.mec.gov.br/
  1. Para cancelar o contrato do Fies, basta fazer seu login no SisFIES e clicar em ENCERRAMENTO.
  2. Em seguida, clique em Adiantamentos Disponíveis.
  3. Escolha o semestre e clique em Referência. Em seguida, você precisará selecionar uma dentre as opções disponibilizadas para quitação da dívida. São quatro alternativas.
  • Apurar o contrato no momento referente ao encerramento: Nessa opção, é preciso que você pague tudo de uma vez, sendo que o parcelamento não ficará disponível. Todos os valores serão quitados no dia que você for assinar o termo referente ao encerramento do FIES, no Banco.
  • Se manter no período de uso: Aqui você deve manter os períodos de utilização, assim como o de carência e o pagamento trimestral. Ou seja, você continuará pagando R$ 150 trimestralmente, e as fases de carência e amortização.
  • Acelerar a fase referente a carência: Assim que você assinar o termo referente ao encerramento, o pagamento das parcelas trimestrais será iniciado. Quando terminar de quitá-las, passará a pagar o financiamento em si.
  • Antecipando a amortização: Nesse caso você parcela todos os valores restantes. O prazo para quitação é três vezes o tempo que você usufruiu do financiamento, mais 12 meses.
  1. Uma vez que você escolhe a opção de quitação, clique em Gravar e Prosseguir e em seguida em Confirmar.
  2. Confirmando o processo de cancelar o contrato do Fies, o sistema irá te indicar o prazo máximo para você ir até a Agência responsável pelo seu financiamento, para realizar a assinatura do termo referente ao encerramento. Caso você tenha fiador, ele precisa ir junto.

Importante, ao cancelar o contrato do Fies, você não estará encerrando a matrícula na faculdade. A instituição só irá parar de receber o pagamento das mensalidades pelo sistema.

Para encerrar a sua matrícula, é essencial ir até a instituição de ensino e fazer o processo.

Qual a importância de Cancelar o Contrato do Fies?

Se você resolveu não finalizar o curso que estava cursando, independentemente do motivo, é essencial cancelar o contrato do Fies. Isso porque, o não cancelamento irá continuar gerando uso do crédito do financiamento.

Ou seja, no futuro, você terá que pagar o valor do “empréstimo” mesmo que não tenha usufruído do curso.

Ao cancelar o seu contrato, você só irá pagar o valor equivalente aos meses usados e os juros. Por isso, não deixe de encerrá-lo!

Leia Mais:

Passe Livre Estudantil 2018: Cadastro e Como Funciona

Como Funciona o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais

Aplicativo Bolsa Família

Como Saber o Número do NIS do Bolsa Família?

Tv Digital Aberta e Tv Digital em Assinatura – Qual a Diferença?

Qual a Diferença entre Conversor e Receptor de Tv Digital?

Qual a Diferença Entre Tv Analógica e Digital?

Como Funciona o Sinal Digital?

Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest e linkedin) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Como Cancelar o Contrato do Fies?
Avalie!

Adicionar Comentário