Código IMEI: O que é e Como Usá-lo em seu Celular?

Teve seu celular roubado e agora não sabe o que fazer para impedir terceiros de ter acesso aos seus arquivos? Comprou um smartphone de uma pessoa e quer saber se ele não é roubado, ou até mesmo se foi perdido por alguém? O Código IMEI pode lhe ajudar.

Essa numeração sempre precisa ser guardada pelos usuários de celulares, pois, pode ser útil em várias situações. Mas afinal, que ela realmente é?

O Código IMEI é uma numeração constituída por 15 números. Ele é um registro digital do seu aparelho que torna ele único. Ele também serve para proteger o seu periférico em caso de rouba ou extravio.

Veja também: Como Recuperar Arquivos Apagados no Android?

Confira nesse post algumas das principais funções do Código IMEI e entenda como esse código pode ser útil para você no dia a dia.

Principais funções do Código IMEI

  1. Bloqueio em caso de roubou ou perda

Um dos usos mais comuns do Código IMEI é para bloquear um aparelho que foi roubado e extraviado. Basta ligar para sua operadora, informar a numeração (pode ser encontrada na embalagem do aparelho). O bloqueio será feito imediatamente.

Esse dado também é importante na hora de realizar o boletim de ocorrência. Caso você recupere o seu aparelho, também é possível utilizá-lo para desbloqueá-lo, contudo, o processo é bem mais longo e você precisará comprovar que o item é seu como, por exemplo, a nota fiscal de compra.

  1. Checagem da procedência do aparelho

Outra funcionalidade do Código IMEI é a verificação da procedência do aparelho. Isso impede que você acabe comprando um item roubado ou que tenha sido perdido.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é acessar o site IMEI Pro, e inserir a numeração. Assim, você consegue verificar se ele não está listado como perdido ou roubado. [ Aprenda Como Calibrar a Bateria de Qualquer Celular com Android ]

No caso dos dispositivos Apple, também é possível ver a qual conta o periférico é vinculado.

  1. Usufruir da garantia

Outra forma de usar o Código IMEI é para utilizar a garantia do aparelho. Muitos fabricantes e assistência técnicas solicitam essa numeração para fazer a troca de peças e consertos.

No caso de reparos que precisem ser feitos em unidades em outros estados, você também precisará do Código IMEI para garantir a segurança do seu aparelho.

  1. Atualizações

Essa numeração também te permite testar uma série de atualizações em fase beta. Vários fabricantes permitem que usuários façam esses testes, mas é necessário informar o Código IMEI.

Como descobrir o Código IMEI do seu celular

Você pode ver qual é o Código IMEI na embalagem do aparelho, ou retirando a bateria.

Caso você não consiga localizar, é possível usar uma das alternativas abaixo:

  • Acesse o menu ajustes ou configurações e busque pela opção Sobre o Aparelho;
  • Digite o código #06# e em seguida aperte discar. A numeração irá aparecer na tela.

O ideal é que você anote o Código IMEI em um local seguro. Dessa forma, se você perder o aparelho, e já não tiver a embalagem, você ainda poderá bloqueá-lo e evitar que alguém acabe tendo acesso aos seus dados.

Leia Mais:

Como Instalar e Usar o Android no PC?

Como Transferir Dados do Android para Iphone?

Como Rastrear o Celular com Android!

Top 3 Aplicativos para Assistir TV no Android!

Como Fazer Backup no Android e Não Perder os Arquivos?

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂
Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Código IMEI: O que é e Como Usá-lo em seu Celular?
Avalie!

Adicionar Comentário