Biometria Iris e Retina: O que é? Como Funciona?

A Biometria Iris e Retina são duas tecnologias que já estão presentes no nosso dia a dia. Apesar de parecem coisas de filmes futuristas, elas já são utilizadas em uma série de locais e tarefas.

Os equipamentos e sistemas que fazem esse tipo de leitura são dotados de alta tecnologia. Isso porque o processo envolve a identificação de traços muitos precisos, que são comparados com algoritmos presentes em bancos de dados.

O que Biometria Iris e Retina?

A Biometria Iris e Retina são duas tecnologias de reconhecimento utilizadas em diversos processos. Basicamente, elas fazem o reconhecimento de traços específicos dos olhos de cada pessoa, e comparam com base de dados.

Para isso, são utilizados equipamentos de alta resolução que conseguem fazer esse tipo de leitura nos mínimos detalhes.  Por conta disso que essas ferramentas de identificação são consideradas tão eficazes.

Como funciona a Biometria Iris e Retina?

A Biometria Iris e Retina é uma tecnologia que envolve alguns processos. Para começar, é necessário que a pessoa que deseja realizar esse tipo de leitura, seja cadastrada em um banco de dados.

Isso é feito por meio de equipamentos de ponta, que fazem a leitura de traços dos olhos, retina e íris. Depois desse “mapeamento”, esses dados são transformados em algoritmos e guardados em um banco de dados.

Posteriormente, é feita a Biometria Iris e Retina, que identifica essas informações, e verifica se elas são compatíveis. No caso da leitura de íris, são examinados aqueles anéis coloridos que ficam localizados ao redor das pupilas. A leitura de retina, por sua vez, faz a verificação de vasos sanguíneos que fazem a irrigação dos fundos dos olhos.

==>> Biometria Facial: O que é? Como Funciona?

Assim como acontece com as impressões digitais, cada ser humano terá uma combinação única desses traços. Nem mesmo gêmeos terão as mesmas características de retina e íris. É justamente isso que faz da biometria uma tecnologia tão eficaz.

A Biometria Iris e Retina já tem sido utilizada ao redor de todo mundo. Geralmente, esse tipo de programa de reconhecimento é utilizado em grandes empresas, principalmente as envolvidas em segurança da informação.

E não é à toa. Além da precisão dessa leitura, a instalação de sistemas do gênero tem um custo muito elevado. Para se ter uma ideia, os equipamentos podem chegar facilmente na casa de R$ 10 mil.

Evolução da Biometria Iris e Retina

A tecnologia de Biometria Iris e Retina só tende a evoluir ao longo dos próximos anos. Na verdade, ela já está super avançada.

Existem sistemas que conseguem fazer, em questão de segundos, uma varredura em mais de 10 milhões de registros. A tendência é que esse processo de verificação se torne cada vez mais popular e acessível.

A biometria do dedo é uma prova de como esses avanços podem chegar até a população em geral. Hoje ela já é usada em Bancos, e até mesmo nas Eleições.

Então, há grandes chances que nos próximos anos o grande público comece a ter Biometria Iris e Retina cada vez mais acessível. Isso irá gerar mais segurança, para diversos aspectos do nosso dia a dia.

Leia Mais:

Truques para Usar o Google Maps!

Como Arquivar Fotos no Google Fotos?

Aplicativos Pagos Estão de Graça no Google Play!

13 Serviços do Google que Muitos Não Conhecem

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Biometria Iris e Retina: O que é? Como Funciona?
5 (100%) 1 vote

One thought on “Biometria Iris e Retina: O que é? Como Funciona?

  1. Guacira Freitas de Jesus

    Resposta

    EVOLUÇÃO DA BIOMETRIA ÍRIS E RETINA.
    É muito importante. Meu filho me falou: Estes amigos de minha mãe têm uma conversa’sem nexo’, conversei com um deles por um tempo e não sei como a senhora PODE PERDER TEMPO, conversando com eles!
    Quando ele me permitiu usar o computador, sabendo que eu possuo, diversos diplomas de curso de informática:através do seu perfil visitei diversos sites e querendo fazer comentários, precisava, vezes explicar que estava usando o computador de outra pessoa. MINHA OPINIÃO NÃO É A DELE!.
    Outra vez sentimos que alguém estava invadindo nosso computador. Até postando pornografia em meu perfil, e atrapalhando o trabalho dele de técnico remoto. Ele acatou a ideia de instalar um antivírus. Por minha causa ele saíra de seu grupinho de conhecidos e outros interessados em técnica. Aceitei mais que 500 amigos no Facebook.
    Em 10 meses de uso de computador e redes sociais, entendo a necessidade de antivírus. De privacidade. E estes sistemas de “chaves” é por demais necessário, mesmo num uso de duplo compartilhar de um aparelho de doméstico (quase). Pois muitos, de repente, aparecem pedindo para usar o computador e eu ficava apavorada, sem poder negar, ou verificar depois, algo tipo uma pegadinha, ou piadinha. Como um vizinho que vivia admirando tipos de penes, quando pedia para usar o computador por estar com seu celular quebrado, depois de um acesso de fúria (lançou o contra a parede). Ou outro que foi copiar uma série da NETEFIX e eu vi abrindo minha pasta e clicando em meus documentos.

Adicionar Comentário