Atendimento médico a distância: Como funciona?

O atendimento médico a distância é uma realidade que tem um enorme benefício para pacientes em tratamento. Você ainda não conhece essa modalidade? Saiba como funciona e quais as vantagens do atendimento online.

Quando escutamos o termo “atendimento médico a distância”, de início parece estranho, afinal, a dúvida é como o atendimento é realizado, se é permitido e o porquê. No entanto, o serviço de atendimento online é permitido, mas o atendimento presencial ainda é realizado em um período de tempo, como a cada 15 ou 30 dias para realização de exames, por exemplo. Além disso, este serviço é conhecido como telemedicina.

O que é e como funciona o atendimento médico a distância?

O atendimento médico a distância, ou seja, a telemedicina, é realizado com objetivo de que o paciente possa acompanhar o seu diagnóstico sem precisar ir a consultórios e fazer deslocamentos a locais distantes, principalmente, quando precisa de acompanhamento para o tratamento e de opiniões de médicos diferentes.

Para que o atendimento médico a distância seja realizado, é preciso que o paciente vá ao médico que cuida do seu caso, realize os exames solicitados por ele, aguarde o resultado em que será definida a necessidade de encaminhamento. Caso, a resposta seja sim, o médico entra em contato com profissionais que atuam no serviço médico a distância, envia os resultados dos seus exames para discussão.

Quando volta para retorno com o seu médico, ele informa a você quais os profissionais podem acompanhar o seu tratamento. Assim, você poderá receber o atendimento médico a distância, se deslocando para ir a consultórios somente quando necessário, além de ter acessos a mais de um profissional.

O atendimento médico a distância acontece do seguinte modo: uma equipe de especialistas de diversas áreas da medicina, se unem para formar a junta médica que realizará os atendimentos. Os mesmos fazem parceria com clínicas de saúde do Brasil em diversos estados.

Quando o especialista precisa de parceria, ele contata um profissional que trabalha na clínica parceira, a fim de ajudar no acompanhamento do caso. Eles discutem o caso, tipos de tratamentos, necessidade cirúrgica, entre outros, tudo através do computador. Em seguida, o médico que você frequenta regularmente, te passa o feedback e contato dos outros especialistas.

Quais os benefícios do atendimento médico a distância?

O atendimento médico a distância permite que a opinião de um médico especialista em determinada área, leve informações para promover um melhor atendimento e tratamento de saúde em lugares afastados, como exemplo, algumas cidades do interior. Com a ajuda da tecnologia é possível levar melhoria para saúde da população.

O médico local tem acesso as opiniões de especialistas e pode encontrar métodos de melhorar o caso de seu paciente, através de novas alternativas de tratamento que seja eficiente diante da situação.

Para os pacientes, quando procuram pelo médico responsável pelo seu tratamento, recebe as informações de diversos especialistas sobre o seu caso e pode ter acesso a um atendimento.

Leia mais:

Como Funciona o Aplicativo do Mercado Pago? Como Usar?

Cartão PAN: O que é e Como Funciona?

Como Funciona o Aplicativo do Mercado Pago? Como Usar?

O que é Blockchain e Como Funciona?

Cartão de Crédito Virtual: O que é e Como Usar?

Cartão Dígio: Cartão de Crédito e Aplicativo

Adicionar Comentário