Aprenda Impedir que Apps Acessem sua Localização

Saiba como impedir que apps acessem sua localização a todo momento! Isso te interessa? Então continue lendo o artigo.

Você sai de férias tranquilamente, ansioso para ficar livre de tudo e de todos e curtir seu merecido descanso. Aí começa chegar mensagens dos seus amigos perguntando o que você está fazendo no aeroporto ou em algum hotel. Como eles sabem disso se você não falou para ninguém? Algum aplicativo “fofocou”.

Como impedir que apps acessem sua localização?

Quando você instala alguns aplicativos, talvez sem perceber, você autoriza que o programa acesse a sua localização pelo GPS do aparelho que está ativado. Isso não é obrigatório e na maioria das vezes, bloquear esta função não irá alterar o funcionamento do aplicativo. Naturalmente, que um app de localização como um de trânsito ou rotas só funcionará com a localização ativada.

Impedir que Apps Acessem sua Localização

Mas, se não quer ser incomodado, você pode impedir que apps acessem sua localização. Esta opção pode ser feita durante ou depois da instalação. Para controlar sua privacidade, já que não sabemos o motivo do desenvolvedor querer saber onde estamos, marque durante a instalação “bloquear localização” ou “não permitir localização”. Se o aplicativo já está no seu android, acesse configurações e em seguida localização ou local. Alguns aparelhos permitem que você desative a localização de todos os aplicativos instalados. Em outros, você terá que fazer isso um por um.

Também, na maioria dos modelos, deslizando a tela de cima para baixo, você acessa direto algumas opções como Wi-Fi, dados móveis, som e local. Ative ou desative de acordo com sua necessidade ou preferência.

Além da privacidade, impedir que apps acessem sua localização será muito útil para economizar bateria. Os modelos atuais de celulares com sistema android consomem muita bateria devido aos diversos apps instalados e as várias atividades que realizamos ao mesmo tempo. Além da internet, um dos vilões no consumo de energia é o sistema de localização.

É importante lembrar, que quanto menos informações deixarmos disponíveis na web, melhor. No exemplo que citamos, quando seu aplicativo notifica onde você está, isso pode por exemplo alertar pessoas mal intencionadas que você não está em casa e querer fazer alguma coisa para lhe prejudicar.

Um aplicativo muito usado para impedir que apps acessem sua localização é o “App Ops”, um gerenciador de permissões. Com ele instalado, você escolhe qual app pode e qual não pode acessar e divulgar sua localização.

Há quem goste de compartilhar suas viagens ou passeios informando a seus amigos ou seguidores cada passo que dá e que locais está. A escolha é de cada um. Mas, não se sinta obrigado a dar essa permissão ao app e saiba que isso não afetará as funcionalidades se o objetivo do aplicativo não for de localização.

Mesmo no Iphone que utiliza outro sistema operacional, é possível bloquear ou revogar a permissão de localização. Ele já vem de fábrica com a configuração de que o sistema de localização seja ativado somente quando o app estiver sendo utilizado. Neste modelo, você acessa ajustes e em seguida, localização. Para cada programa, você terá a opção “nunca” ou “durante o uso do aplicativo”.

Leia Mais:

13 Serviços do Google que Muitos Não Conhecem

Google Allo Chega ao Brasil!

Como Escolher um Celular Android de Baixo Custo!

Novo Recurso Aumenta Segurança no Acesso do Whatsapp!

Como Reinstalar o Android Original?

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂

Blog: https://sejadigital.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC21hLSFYULvdh_tRKII-tSg
Google Plus: https://plus.google.com/u/6/109100888422152265274/posts
Facebook: https://www.facebook.com/sejadigitalblog
Tumblr: https://sejadigital.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/sejadigitalblog

Aprenda Impedir que Apps Acessem sua Localização
Avalie!

Adicionar Comentário