13 Dicas para Ajudar você a Economizar Energia na Sua Casa

Economizar energia é essencial, pois, além de contribuir para a preservação dos recursos naturais e meio ambiente, você diminui consideravelmente as despesas com a conta de luz, a qual sempre vem com um valor mais elevado.

Deseja saber como economizar energia em casa, sem implicar de forma drástica no seu dia a dia? Confira aqui neste artigo, quais as 13 dicas para ajudar você a economizar energia na sua casa!

Como economizar energia em casa:

Economizar energia em casa não é tão difícil quanto parece, já que não é preciso abrir mão de realizar as atividades necessárias em seu dia, o que acontece é apenas algumas alterações que devem ser realizadas em momentos que passam despercebidos, como exemplo, deixar o computador ligado na tomada o dia inteiro, mesmo que não esteja usando o aparelho.

Leia Mais:

Como Transformar sua Casa em Uma Casa Inteligente ou Smart Home!

Projetor 4K: Quais são os melhores modelos de 2020?

O que é Interruptor Temporizador, Térmico e Tripolar?

Conheça 5 Aplicativos para Decoração de Casa

Confira a seguir quais as 13 dicas para ajudar você a economizar energia na sua casa:

Ar condicionado e aquecimento

1 – Invista no isolamento: é a chave para a economia de energia. Medidas como vidros duplos, portas e janelas de vedação ou isolamento adequado das paredes permitirão reduzir o consumo de energia em até 60%.

Mesmo que de início de um gasto, depois você poderá usufruir melhor do aparelho, notando um retorno considerável na conta de luz.

2 – Instale termostatos e temporizadores para aquecimento: e mantenha a casa em torno de 20 ° C.

3 – Aposte em energias renováveis:  aqueça sua casa com alternativas a combustíveis fósseis, como biomassa ou energia solar, além de ajudar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que economiza energia, você diminui o custo com a conta de luz em até 90%.

Eletrodomésticos

4 – Compre aparelhos com eficiência energética: classe A ou superior, pois os mesmos auxiliam no uso eficiente de energia, sem desperdício e ajuda a economizar.

5 – Desconecte os aparelhos:  o “modo de espera” pode desencadear o consumo de eletricidade e não desconectar os aparelhos que você não usa (computadores ou carregadores de celular, entre outras coisas).

Caso não esteja utilizando os mesmos e eles já estejam carregados, desligue-os da tomada, isso ajuda a economizar energia de uma forma impressionante.

6 – Faça bom uso da geladeira: ajuste a temperatura entre 3 ° C e 7 ° C e a temperatura do freezer em torno de -20 ° C. Além disso, lembre-se de desligá-lo se você sair por um longo período (viagens), evite ficar abrindo e fechando a porta toda hora, e a mantenha em ótimas condições ( este é o aparelho doméstico que mais gasta).

Água (Chuveiro, máquina de lavar roupas ou louças, entre outros.)

7 – Use a lavadora de roupas e a lava-louças apenas quando estiverem cheias, ou seja, não fique ligando as mesmas para lavar poucas peças, junte até que precisem utilizar o nível máximo, uma vez que, só elas gastam cerca de 80% da energia apenas aquecendo a água e realizando o seu processo a cada vez que é ligada; portanto, selecione programas frios e utilize de forma consciente.

8 – Instale perlizers para as torneiras e tanques de descarga dupla: eles economizarão até 50% de água. Além disso, utilize a água quente somente quando for necessário, nos dias mais frios do ano.

9 – Modifique seus hábitos de consumo: não gastar muito tempo no chuveiro ou gastar água em excesso para tomar banho, e colocar a ducha na versão fria nos dias mais quentes.

Além de economizar energia, ajuda a diminuir o consumo de água.  Lembrando que o chuveiro é outro item que consome muita energia.

iluminação

10 – Aposte na tecnologia LED: seu consumo de iluminação será até 90% menor.

11 – Apague as luzes quando não estiver em um ambiente ou fazendo algo que não necessite de iluminação, como exemplo, assistir um filme a tarde. Você deve apagar as luzes mesmo que fique longe por um minuto.

12 – Aproveite a luz natural, não feche as cortinas ou persianas até escurecer.

13 – Por último, mas não menos importante, converse com a sua família sobre a importância de economizar energia, para que todos realizem o consumo de forma consciente.

E aqui finalizamos as 13 dicas para economizar energia que você pode colocar em prática agora mesmo em sua própria casa. São pequenos gestos, mas ótimas ações. Cabe a você contribuir para melhorar um pouco este planeta!

 

Adicionar Comentário